Diário da Serra
Diário da Serra

Em vídeo, morador mostra situação do Rio Sepotuba: “Tá secando tudo”

Alexandre Rolim / Tangará em Foco 09/08/2020 Geral

As imagens foram feitas nas proximidades da região das Sete Ilhas, um pouco acima do Rio Juba e mostram o Sepotuba com nível muito baixo de água

Geral

O engenheiro e consultor ambiental, Décio Siebert, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba compartilhou em seu Facebook neste sábado, 08, um fato preocupante. Em vídeo, gravado por Julio Tardin, o Rio Sepotuba, um dos principais formados do Pantanal, aparece definhando, morrendo aos poucos.


As imagens foram feitas nas proximidades da região das Sete Ilhas, um pouco acima do Rio Juba e mostram o Sepotuba com nível muito baixo de água, sendo possível caminhar até o meio do rio, situação bem atípica.
 

“Faltando dois meses ainda para começar a chover e olha a situação do nosso rio Sepotuba. Tudo seco, tá acabando a água, minha balsa nem flutua mais. Onde vai chegar nosso Sepotuba daqui meses, e mais, como vai ficar daqui dois anos? Mais uns anos não vai mais correr água”, alerta o morador ao gravar o vídeo.
 

Ele caminha até meio do rio e volta a alertar para a situação. “Tá secando tudo, dá pra andar 500 metros só em cima de pedra, sem molhar os pés”, disse.
 

O Rio Sepotuba, principal da região de Tangará da Serra, é um dos principais afluentes da Bacia do Rio Paraguai.

Diário da Serra

Notícias da editoria