Diário da Serra
Diário da Serra

DANÇA DAS CADEIRAS – Eleições podem efetivar suplentes na AL

Jacques Gosch / RD News 11/08/2020 Política

Deputados ensaiam candidaturas em Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso

Eduardo Botelho, Thiago Silva e Xuxu Dal Molin

Três deputados estaduais devem ser candidatos a prefeito nas eleições marcadas para 15 de novembro. A lista inclui o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), e os parlamentares Thiago Silva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).


Botelho é cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ora o democrata se mostra empolgado com a disputa, mas também dá sinais que pretende recuar e ocupar a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) que cabe ao Legislativo Estadual fazer a indicação. Apesar de ter dito que só entrará na disputa se o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não for candidato à reeleição, Botelho já anunciou que está elaborando seu programa de governo.


Já Thiago Silva conta com aval da cúpula do MDB, principalmente do deputado federal Carlos Bezerra, para articular sua candidatura a prefeito de Rondonópolis. O parlamentar tem se reunido com partidos de oposição a Zé Carlos do Pátio (Solidariedade) para viabilizar uma chapa competitiva.


E Xuxu Dal Molin assumiu publicamente a pré-candidatura à Prefeitura de Sorriso. O produtor rural, que já foi vice-prefeito na Gestão Dilceu Rossato (ex-PR, atual PSL), agora começou a fazer críticas contundentes contra o atual gestor Ari Lafin (PSDB).


Caso os deputados sejam eleitos, os suplentes aptos a assumir as cadeiras na Assembleia são o ex-deputado Romoaldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Regularização Fundiária, Silvano Amaral (MDB), e o vereador da Capital Toninho de Souza (PSD).


Deputados federais - Dois deputados federais devem ser candidatos a prefeito. Juarez Costa (MDB) tentará o terceiro mandato à  frente da Prefeitura de Sinop. O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), ensaia candidatura a prefeito de Várzea Grande.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria