Diário da Serra
Diário da Serra

TRANSPARÊNCIA – Governo e prefeitura terão que prestar contas sobre fechamento de hospital

Assessoria 11/08/2020 Saúde

O pedido foi protocolado pelo deputado Elizeu Nascimento

A unidade encerrou os atendimentos dia 28 de julho

Governo e prefeitura terão que prestar contas sobre fechamento de hospital

Gabriela Bomdespacho  / Assessoria

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, um pedido de informação ao governador Mauro Mendes (DEM), com cópia ao secretário de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo, ao prefeito do município de Barra do Bugres, Raimundo Nonato Abreu Sobrinho, e à presidente do consórcio intermunicipal que administra o Hospital Regional de Barra do Bugres, Eliane Lins da Silva, referente ao fechamento do Hospital Regional Roosevelt Figueiredo Lira, de Barra do Bugres.


A unidade hospitalar encerrou os atendimentos de internação no dia 28 de julho, deixando a população de 10 municípios sem atendimento médico. Entre os municípios afetados estão Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nortelândia e Porto Estrela.


O parlamentar quer saber, por exemplo, informações sobre os termos que regem o contrato de consórcio público intermunicipal firmado entre os municípios consorciados e o governo do estado, por meio da secretaria de Saúde, a relação das empresas que possuem contrato em vigência junto ao governo, a relação da quantidade de leitos desabilitados com o fechamento do Hospital Regional de Barra do Bugres, qual o orçamento anual do Hospital Regional de Barra do Bugres e qual o valor de recursos financeiros destinados pelo governo estadual repassados ao hospital nos últimos 10 anos. Essas e outras perguntas terão que ser respondidas no prazo máximo de 30 dias.


“A população quer transparência em relação às ações do governo de Mato Grosso sobre o combate à pandemia e, como parlamentar, uma das minhas atribuições é fiscalizar e cobrar explicações dos governantes”, afirmou Nascimento, acrescentando que o pedido de informação é uma oportunidade para os gestores responderem às indagações dos cidadãos mato-grossenses.


“Ninguém vai ficar sem assistência médica”, garante deputado

Tangará em Foco

Em entrevista ao vivo a RDTV, do portal RD News, de Cuiabá, o deputado estadual Dr. João (MDB), comentou sobre vários assuntos, como covid-19, hospital de Barra de Bugres e as eleições municipais de novembro.


Sobre o Hospital de Barra do Bugres, Dr João afirmou que o mesmo passará por uma ampla reforma e que, mesmo com o fechamento, ninguém vai ficará sem atendimento. “Ninguém vai ficar se assistência médica. Hospitais particulares da região serão credenciados para atender desde as gestantes, a casos de ortopedia e de outras demandas, tanto em Tangará da Serra, quanto em Arenápolis e Nova Olímpia”, frisou Matos.


Em relação a Covid-19, o deputado observou que a falta de tratamento precoce pode ter sido a causa de muitas mortes. Ele lembrou que no início da pandemia as pessoas chegavam nos hospitais apresentando os sintomas clássicos da doença, eram realizados os testes e essas pessoas retornavam para casa. 


Já sobre eleições municipais ele falou que o MDB deverá ter candidaturas próprias a prefeito nas principais cidades de Mato Grosso, destacando chances reais de eleição em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, citando de forma tímida a pré-candidatura de Tangará da Serra.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria