Diário da Serra

Coral UFMT lança seu primeiro trabalho virtual em comemoração aos seus 40 anos de atividade musical em Mato Grosso

Assessoria | Coral UFMT 13/08/2020 Cultura

O lançamento do vídeo será no sábado, às 14 horas, no canal oficial do grupo no YouTube

Cultura

No ano em que o Coral UFMT comemora 40 anos de produção musical e cultural no Mato Grosso, o grupo teve que se adaptar em decorrência da pandemia do novo coronavírus e assim dar continuidade aos seus trabalhos musicais. E para celebrar suas quatro décadas de atuação, lança o seu primeiro trabalho virtual que contou com a participação de 58 coralistas para dar vida à produção de “Alguém Cantando”, música de Caetano Veloso e arranjo para coro de Marcos Leite. O lançamento do vídeo acontece no próximo dia 15 de agosto, às 14 horas, no canal oficial do Coral no Youtube.


A escolha da música se deu inicialmente por ser uma canção que fala de alguém que canta de muito longe, que canta muito, que canta bem. Reflete, de uma forma poética e bem pensada, o que a sociedade vem tentando fazer com este “novo normal”, que impede as pessoas estarem próximas fisicamente umas das outras.


O Coral UFMT aproveita para homenagear um grande e importante compositor da Música Popular Brasileira, Caetano Veloso, autor da música “Alguém Cantando”, que comemorou 78 anos de vida no último dia 07 de agosto.


Já o arranjo para coro da música foi produzido pelo músico Marcos Leite, que ganhou notoriedade como fundador e mentor do grupo vocal Garganta Profunda, no Rio de Janeiro. Além de compositor e arranjador de excelência, seu trabalho teve grande influência nos rumos estéticos do canto coral no Brasil. Ele faleceu em 2002.


“Marcos Leite foi um super arranjador, com uma história incrível. Já esteve com a gente, por duas oportunidades, trabalhando com o Coral UFMT e trazendo o grupo Garganta Profunda para realizar dois shows conosco”, rememora Dorit Kolling, maestrina do Coral UFMT.


Para a maestrina, o desafio em se fazer música com cada  coralista em sua casa superou as expectativas. “Foram muitos os desafios a serem vencidos, tanto de ordem técnica, quanto de ordem emocional, musical e vocal. Quando se fala em cantar em coro, a imagem que temos na nossa frente é um grupo de pessoas fazendo música juntos. E, neste momento, não pudemos estar fisicamente juntos. Cada um na sua casa, com seus dispositivos (celulares, tablets, computadores), a partir de orientações dadas, fez sua gravação de áudio e de vídeo. Mas a energia e a vontade dos cantores em aprender e produzir arte, música acabou impulsionando esse trabalho”, explicou.
 

Dorit reforça o convite para que todos possam acompanhar o lançamento do trabalho no canal oficial do grupo no YouTube, bem como nas demais redes sociais do coro (Instagram.com/coralufmt, Facebook.com/coralufmt e Twitter.com/coralufmt).
 

O trabalho faz parte da agenda cultural da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), das comemorações dos 50 anos da UFMT e 40 anos do Coral UFMT. 

Notícias da editoria