Diário da Serra

ELEIÇÕES 2020 – Justiça Eleitoral convocará mesários por e-mail, telefone e WhatsApp

Redação DS 20/08/2020 Política

Todo eleitor pode ser convocado para trabalhar no dia da votação

Confirmação deverá ser feita pelo cidadão

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral vai convocar mesários por meio de mensagens de e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas. A novidade no modelo de convocação será adotada como opção por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Em Tangará da Serra, de acordo com o chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, a convocação já está sendo realizada por todos esses meios disponíveis – uma forma de evitar que o cidadão precise ir ao cartório para confirmar sua participação, e ainda contribui para a manutenção do isolamento social.


Após receber o comunicado, o cidadão precisará validar a convocação confirmando, de forma expressa, o recebimento da mensagem em até três dias úteis. “Faremos a confirmação por um formulário no Google Formulários para confirmar a inscrição”, informa Romko.


A nomeação dos mesários, dos membros das mesas receptoras de votos e de justificativas e dos eleitores que atuarão como apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020 iniciou nesta semana. O prazo para as nomeações termina no dia 16 de setembro.


Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.


Voluntários - Desde o dia 14 de agosto, passou a ser veiculada em todo o país uma campanha para falar da importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania.


Os interessados em se cadastrar como voluntários podem acessar as redes sociais do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra – Facebook e Instagram, onde haverá um link para preenchimento virtual. O eleitor pode ainda ligar no Cartório Eleitoral para fazer a inscrição.


O atendimento no Cartório Eleitoral está sendo feito somente via telefone 3326-2363 e 3326-5070, do período das 7h30 às 13h30 e/ou via e-mail zona19@tre-mt.jus.br. (Com informações Assessoria TSE)



Notícias da editoria