Diário da Serra
Diário da Serra

Corpo de Bombeiros de MT é referência no combate a incêndios florestais no país

Samantha dos Anjos / Assessoria de Imprensa 24/08/2020 Polícia

Delegado Claudinei conheceu a metodologia aplicada para o combate e enfrentamento às queimadas do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis

Polícia

Para cumprir a agenda de levantamento dos trabalhos desenvolvidos das instituições de segurança pública de Rondonópolis, que é um dos polos regionais que pertence à Região Integrada de Segurança Pública (Risp) - o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), reuniu com o tenente-coronel e comandante do 2° Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), Fabrício Gomes Costa.


“A visita foi bastante produtiva. O tenente-coronel Fabrício deu um panorama do trabalho desenvolvido pelo Comando Regional e notei que estão conduzindo o trabalho com bastante êxito. Isso foi muito significativo, por ver que a boa gestão aplicada pela instituição mostra os bons resultados colhidos com a atuação dos 95 bombeiros militares que atendem oito municípios mato-grossenses. Sem contar que, além das ocorrências atendidas, também promovem importantes projetos sociais para crianças e adolescentes”, pontua Claudinei.  
 

Queimadas
 

O 2° Comando Regional conta com uma sala descentralizada para o monitoramento de 24 horas das queimadas que favorece a identificação dos focos de incêndios para prevenção, controle e direcionamento para a atuação dos bombeiros no combate às queimadas. A identificação inicial é feita com uso de tecnologia por meio de software específico, com transmissão via satélite.
 

Fabrício conta que o programa utilizado mostra toda a dinâmica do incêndio e que, atualmente, o estado de Mato Grosso é referência no combate e enfrentamento de incêndio florestal no Brasil. “Conseguimos ver onde está tendo queimadas em todo estado de Mato Grosso. É o uso da tecnologia que nos auxilia e a gente age conforme o monitoramento. Nós ficamos com expertise nisso de uns quatro anos para cá. Somos referência no Brasil e poucos Corpo de Bombeiros do país têm as aeronaves que temos, que são duas”, comenta o comandante.
 

Ele acrescenta que os focos identificados já permitem o acesso às coordenadas do local que está tendo fogo e as propriedades atingidas pelo incêndio. “Considero que dos municípios que atendemos, Rondonópolis é o que mais apresenta focos de incêndio. Este programa que a gente usa é federal, conseguimos todas as informações necessárias, como horários, datas, coordenadas, tudo certinho. A queimada acaba sendo controlada. Aqueles grandes incêndios e criminosos, conseguimos fazer a perícia e se constatarmos que foi o início naquela propriedade, os bombeiros e a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) acabam multando”, enfatiza o tenente-coronel.  
 

Projetos Sociais – Na oportunidade, o deputado Claudinei tomou conhecimento dos projetos sociais desenvolvidos pelo 2° Comando Regional que atendem crianças e adolescentes de Rondonópolis. Em destaque, está o projeto “Karatê Karabom” que foi idealizado em 1998 e chegou a ser contemplado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Por ano, atendemos 200 crianças e adolescentes na instituição e chegamos a 2 mil por estendermos o projeto para 15 escolas municipais. Já tivemos crianças que treinaram aqui e, hoje, são bombeiros, policiais e até médicos”, comenta Fabrício.
 

Em relação ao projeto “Pequenos Jovens e Grandes Talentos” que promove cursos de música para 85 alunos, os participantes têm a oportunidade de aprender diferentes instrumentos musicais, como os de sopro, percussão, bateria, teclado, entre outros. “Tivemos importantes parcerias para aquisição de instrumentos musicais. Chegamos a aproveitar os alunos para integrar a banda do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, não sendo necessário acionar a banda oficial da instituição de Cuiabá para a participação em eventos locais”, explica o comandante.
 

Instituição - O 2° Comando Regional está interligado ao 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, 6° Companhia Independente (CIBM) de Primavera do Leste, 9° CIBM de Jaciara, 11° CIBM de Campo Verde e do Núcleo do Corpo de Bombeiros (NBM) de Alto Araguaia.

Diário da Serra

Notícias da editoria