Diário da Serra
Diário da Serra

MATO GROSSO – Alunos da rede estadual iniciam avaliação de aprendizado

Redação DS / Seduc-MT 26/08/2020 Educação

Em Tangará da Serra são mais de nove mil alunos que participarão

Objetivo é analisar aquilo que os alunos já aprenderam

As escolas da rede estadual de Mato Grosso iniciaram a avaliação diagnóstica de cerca de 380 mil estudantes. Na avaliação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será possível analisar aquilo que os alunos já aprenderam e o que precisam aprender.


Conforme o calendário, até sexta-feira, 28, serão entregues as avaliações e gabaritos às famílias. Entre segunda-feira, 31 e sexta-feira, 4 de setembro, serão realizadas as avaliações com acompanhamento das famílias.


A terceira etapa – a ser realizada entre o dia 8 a 11 de setembro – será destinada à devolução das avaliações e gabaritos na secretaria da escola. A novidade é que os pais acompanharão a avaliação junto com os filhos.


Não participam das avaliações as escolas especializadas e alunos das séries iniciais somente das unidades escolares indígenas.


Em Tangará da Serra, de acordo com o assessor pedagógico Saulo Scariot, são mais de nove mil alunos que participarão desse processo de avaliação diagnóstica. Mas, para isso, a participação dos pais nesse processo é de suma importância, assim como o acompanhamento na avaliação. “É importante que busquem a avaliação nas escolas, preencham e efetuem a devolutiva”, pede o assessor, ao reforçar a participação da família.


O objetivo maior das unidades escolares envolvidas é fazer com que os pais percebam a importância deles no aprendizado dos filhos. “Muitos pais não estão buscando as atividades e nem a avaliação”, lamenta Scariot, ao acreditar, porém, que esse quadro pode mudar, se houver a sensibilização de todos.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria