Diário da Serra

Ações do Dia do Campo Limpo beneficiam mais de 1200 famílias em Mato Grosso

Cairo Lustoza / Assessoria 26/08/2020 Geral

Ao todo foram 17 instituições contempladas, nos municípios de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Diamantino, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Tapurah

Geral

Com ações sociais em 14 cidades de várias regiões de Mato Grosso foi comemorado a 16ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, entre os dias 15 e 20 de agosto, uma iniciativa do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (Cearpa MT) e suas associadas, com atendimento de 1256 famílias. Neste ano, devido à condição de pandemia, todas as atividades presenciais foram substituídas por ações virtuais e por trabalhos solidários nestas localidades. 


Para a executiva do Cearpa Mato Grosso, Erika Segóvia, este ano, mais do que nunca, mostrou a união do setor com o movimento solidário de ajudar o próximo, com doações cestas básicas, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, álcool em gel e 400 litros de leite.  "As ações do setor da distribuição de insumos agropecuários do Mato Grosso, vai além da sustentabilidade do campo e neste ano realizamos ações sociais em todos os municípios e região em que o Cearpa está presente. Tivemos envolvimento de todo o setor da distribuição, dos gestores e funcionários das unidades de recebimento de embalagens vazias, todos com um único objetivo, o bem estar social e isso foi muito gratificante”, disse.
 

O presidente do Cearpa Mato Grosso, Amarildo Perin, destaca a importância do trabalho sustentável desenvolvido pelas associações e valoriza os demais integrantes do sistema. “Durante todo o decorrer do ano, o Cearpa faz um grande trabalho em parceria com os produtores rurais e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), com a o recebimento e destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Paralelamente, realizamos eventos de conscientização e educação ambiental, sempre junto à comunidade. Este ano não foi diferente, especialmente no momento que estamos passando, de enfrentamento à pandemia do COVID 19, permanecemos junto à comunidade, prestando todo apoio aos que mais precisam”, finalizou.
 

Ao todo foram 17 instituições contempladas, nos municípios de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Diamantino, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Tapurah.
 

A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município de Sorriso, Jucélia Ferro agradeceu a ação solidária em prol do mais necessitado. “É com muita gratidão que recebemos estas doações do Cearpa, o que reforça que a produtividade do campo, os cuidados com o meio ambiente e com o bem-estar da comunidade são a chave para o desenvolvimento sustentável”, falou.
 

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008 e anualmente a celebração é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias.
 

Sobre o Sistema Campo Limpo
 

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (canais da distribuição de insumos, agricultores e fabricantes, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Notícias da editoria