Diário da Serra
Diário da Serra

AMOR EM CURVAS – Os desafios da mulher gorda é tema de ensaio fotográfico

Tangará em Foco 26/08/2020 Geral

Em 10 de setembro é comemorado o Dia de Luta Contra a Gordofobia

Modelos

Viver em sociedade é complicado para boa parte das pessoas. A cada dia surge um novo desafio. A regra é seguir os padrões preestabelecidos. Do contrário, a pessoa está vulnerável a ser alvo de todo o tipo de preconceito, de chacota e pressão psicológica. Uma das miras são as mulheres gordas, ainda mais em um meio social onde há uma fixação cultural pela magreza feminina.


A situação não é diferente em Tangará da Serra. Haline Scorpioni, fotógrafa, relata que as mulheres daqui também sentem isso na pele, quase que cotidianamente. Um bate-papo com uma amiga resultou em um projeto que visa mostrar que o corpo é a coisa mais preciosa que cada um tem. “É o nosso templo, é sagrado. E amamos ele como ele é”, diz.


A fotógrafa, em parceria com colegas, idealizou o projeto “Amor em Curvas”. Várias fotografias foram feitas e o resultado está sendo mostrado nas redes sociais.


Ela explica que as dificuldades vão desde o mercado de trabalho aos relacionamentos. “Estávamos conversando sobre a dificuldade de ser uma mulher gorda hoje em dia. Empregos são mais difíceis, pois a primeira coisa que olham quando vamos entregar um currículo é o nosso corpo”, garante. “Relacionamentos… muitas já passaram por relacionamentos abusivos, onde no começo a pessoa dizia que aceitava como ela era, e depois começou uma pressão psicológica enorme para emagrecer, a ponto de adoecer a mulher mentalmente”.


“Eu quero que as pessoas vejam o que eu vejo. Isso atrapalha a sermos livres, sabe? Até porque sou gorda também, e eu sei o que elas passam todos os dias. E eu quero mostrar que nosso corpo é só uma característica nossa, não interfere no nosso caráter, na nossa profissão”, fala.


As fotografias, com as modelos Fabiana Lopes, Maria Noeli Ribeiro, Giovana Azevedo, Daiane Cornelius e Ana Adriana, já estão circulando nas redes sociais. Todavia, além das fotos, Haline explica que um vídeo está sendo produzindo com essas mulheres, e a meta é mostrar o resultado do projeto em menos de um minuto. O vídeo será publicado nesta sexta-feira, 28.


Parceiros - O projeto “Amor em Curvas” é composto por Haline Scorpioni, idealizadora e fotógrafa, Malu Schean como maquiadora, loja Flor do Sol como parceira e por Fabiana Lopes, Maria Noeli Ribeiro, Giovana Azevedo, Daiane Cornelius e Ana Adriana, modelos.


Dia de Luta - Em 10 de setembro é comemorado o Dia de Luta Contra a Gordofobia, data para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas. 



Diário da Serra

Notícias da editoria