Diário da Serra
Diário da Serra

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO – Pit stop e carreata marcam início da campanha Setembro Amarelo em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 27/08/2020 Saúde

Eventos iniciam às 7h, com pit stop e seguem às 8h com carreata

Mobilização internacional de prevenção ao suicídio

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.


Trata-se de um grave problema de saúde pública que, no entanto, pode ser evitado em tempo oportuno, com base em evidências, com intervenções e com ações de prevenção, como a campanha Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio.


Em Tangará da Serra a campanha é realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e parceiros, que realizarão na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, duas ações para marcar o início da campanha no Município. A primeira – Pit Stop 'Pela Vida Sempre' – acontecerá das 7h às 8h, no semáforo da Praça da Bíblia, com distribuição de kits com máscaras e álcool em gel, doados pelos parceiro IFMT e Unemat.


Logo em seguida, a partir das 8h, haverá a Carreata do Setembro Amarelo. Todos sairão do Big Master da Avenida Brasil, seguindo até a Prefeitura Municipal. “Convidamos toda a sociedade, todas as instituições ligadas a saúde mental, os clubes de serviço da nossa cidade, o comércio, as empresas, que de alguma maneira onde há pessoas passa a questão da saúde mental”, convida a psicóloga do CAPS, Thereza Érika Sousa Lopes, ao pedir que além dos tradicionais balões amarelos, as instituições se identifiquem através de faixas junto aos veículos - pois isto é representativo como apoio à campanha.


“Entendemos que 2020, em virtude da pandemia, é um ano diferente, de muitos desafios. A pandemia traz muitas reflexões sobre a saúde (…) Então o Setembro Amarelo acontece neste ano e por isso teremos dentro da nossa programação algumas temáticas voltadas para questões levantadas pela pandemia”, completa, ao afirmar que várias ações serão realizadas ao longo de todo o mês e em breve serão divulgadas.



Diário da Serra

Notícias da editoria