Diário da Serra
Diário da Serra

Chuva é registrada por moradores em Chapada dos Guimarães (MT) e 'alivia' cenário das queimadas

G1MT 02/09/2020 Geral

O reflexo dessa chuva foi visto até em Cuiabá. Nesta quarta-feira, apesar da cortina de fumaça que encobre a cidade, a temperatura amanheceu mais amena do que nos dias anteriores.

Geral

Choveu em alguns pontos de Chapada dos Guimarães na noite dessa terça-feira, 1º. A chuva aliviou um pouco o cenário de queimadas que a região de Chapada dos Guimarães enfrenta há certo tempo.


O reflexo dessa chuva foi visto até em Cuiabá. Nesta quarta-feira, 2, apesar da cortina de fumaça que encobre a cidade, a temperatura amanheceu mais amena do que nos dias anteriores.


O fogo já destruiu aproximadamente 5 mil hectares, que fica numa Área de Proteção Ambiental (APA) estadual, em Chapada. Tem cinco dias que as chamas começaram e estão avançando rapidamente devido ao vento e à vegetação seca.
 

O incêndio que os brigadistas tentam combater está a 4 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
 

A brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) montou uma linha de defesa de aproximadamente 10 km, utilizando uma trilha preexistente. Na sexta-feira, as equipes foram chamadas para atender um incêndio nas proximidades das áreas de pousadas, localizadas perto dos paredões, que ameaçava atingir as edificações. O fogo foi extinto horas depois.

Diário da Serra

Notícias da editoria