Diário da Serra
Diário da Serra

PANTANAL – Área destruída pelo fogo é maior que desmatamento

Kessillen Lopes / G1 MT 02/09/2020 Geral

Entre janeiro e a agosto foram 560 mil hectares destruídos por incêndios

Geral

Os incêndios que atingiram o Pantanal mato-grossense, entre janeiro e 17 de agosto, destruíram 560 mil hectares do bioma, conforme dados divulgados pelo Instituto Centro de Vida (ICV), nesta terça-feira, 1°. A área devastada é nove vezes maior que o desmatamento ocorrido na região nos últimos dois anos, que somou 59.950 hectares desmatados entre 2018 e 2019.


Até o dia 17 de agosto, sete das nove áreas de incêndios ainda estavam ativas na região.


O município com maior área afetada por incêndios foi Poconé, a 103 quilômetros de Cuiabá, com mais de 312 mil hectares atingidos e o correspondente a 18% de toda a área incendiada no estado. O município é seguido de Barão de Melgaço e Cáceres.


De acordo com o ICV, juntos, os três municípios localizados no Pantanal respondem por 31% da área impactada pelo fogo no estado no período analisado.


De 1º a 31 de agosto deste ano, o Pantanal registrou o segundo maior número de queimadas de sua história, desde o início do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998. Foram 5.935 focos de calor detectados. O ano com maior número foi 2005, com 5.993 registros no mês.


Período proibitivo - O Instituto aponta ainda que, desde o início do período proibitivo, apenas nove pontos iniciais de incêndios se alastraram e foram responsáveis por impactar cerca de 324 mil hectares no Pantanal, maior parte da área total atingida por incêndios no bioma no período de quase 50 dias.



Diário da Serra

Notícias da editoria