Diário da Serra
Diário da Serra

Sem rodinhas

Lévender Mattos 04/09/2020 Artigos

Filho é sem dúvida um restart de você mesmo, mas agora a velocidade é a dele, e a gente passa a querer não ser freio

Artigo 'Sem rodinhas'

Sou o pior! Mas antes...


A gente nasce calmo. Chora. Dorme, chora, ganha colo e dorme mais, muito mais. Começa a dormir menos, ganha confiança e saí engatinhando. Depois cresce e acelera, ganha equilíbrio, dá os primeiros passos e apreende a correr. E não para mais.


Tem velocidade. Pede para tirar as rodinhas. Acelera. Quer ter 18. Depois barba. Depois coisas. Quer ganhar o mundo e... E ganha. Acalma a alma, filho(s) nos desaceleram, a gente volta a sorrir como criança, afinal, descobriu que o "mundo" cabe nos seus braços, e chora. Sonha alto. Sorri grande.


Filho é sem dúvida um restart de você mesmo, mas agora a velocidade é a dele, e a gente passa a querer não ser freio. Quer soltar, mas não larga das mãos, mas a vida nos obriga a soltar, aceita... e em silêncio agradece.


Doce ilusão. Quem está no controle? Os pais ou os filhos? Desacelerar é difícil. Ser pai não é fácil. Apressa os filhos e acalme só nos netos.


Tudo passou tão rápido, como um piscar de olhos. A velocidade, a nossa, já não é a mesma, nem o equilíbrio, nem o sono, que sono? Pai não dorme. A gente lembra da vida que viveu... e chora, de felicidade.


No fim, nosso, torce para ninguém ficar chorando, mas se chorar que seja de alegria. Fecha os olhos. E dorme, e por fim, não acorda mais. Vida. Vida sem controle, sem rodinhas. Com começo, meio e fim. Para você e para mim.


Viva, sabendo que: As melhores coisas da vida não são coisas.


Agora sim, o porquê:
A alguns anos, depois de uma desilusão profissional criei um método que sempre uso atualmente, eu sempre me vejo como o PIOR. Lembre-se, pior não é sinônimo de ruim.


Por exemplo, me acho o pior tipo de pai que existe, assim, sempre tenho no que melhorar, diferente de quando você é bom, e pensa que não precisa melhorar em mais nada, pobre ilusão, não enxergar os próprios defeitos. É ego.


E sigo assim, tentando sempre melhorar um pouco mais, para quem sabe algum dia deixar de ser o pior, no trabalho, em casa, o pior tipo de marido, filho e pai.


Te digo, fica muito mais fácil quando a gente está próximo de gente melhor que a gente, e disso eu não posso reclamar, afinal, tenho os melhores filhos, os melhores. Pior assim. Melhor para mim.


"Sou o pior naquilo que faço de melhor, e me sinto abençoado por isso". K. Cobain. Aproveite o seu intervalo!

 

Lévender Mattos – Xômano de VG. Pai do Gabriel, do Enzo e do Théo. Casado com Patrícia Fernanda “Fada”. Escreve como passatempo e terapia, e quando sobra tempo. IG @levender_mattos. Idealizador da página @paiterapia.



Diário da Serra

Notícias da editoria