Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Fórum de Discussões marca dia 'D' do Setembro Amarelo

Fabíola Tormes / Redação DS 07/09/2020 Saúde

Objetivo é escutar a sociedade a respeito da prevenção ao suicídio

O evento será virtual, com transmissão pelo YouTube

Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e por isso é o dia 'D' da campanha Setembro Amarelo. Para marcar a data, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e parceiros realizarão um fórum de discussões: “Sociedade, Sofrimento Psíquico, Redes de Cuidado e Políticas Públicas: Desafios, Conquistas e Possibilidades na Prevenção ao Suicídio”.


O evento será virtual, com transmissão pelo YouTube, no canal 'Caps Tangará da Serra – MT', a partir das 19h, com objetivo de escutar a sociedade a respeito da prevenção ao suicídio. “O fórum pretende escutar a sociedade, principalmente as pessoas que convivem com o sofrimento psíquico e transtornos mentais, seus familiares, profissionais de saúde mental, estudantes da área de saúde mental, assim como toda a sociedade, para que as pessoas digam o que precisa ser feito, o que pode ser melhorado, quais são os serviços e as propostas que tem dado certo”, explica a psicóloga do CAPS, Thereza Erika Sousa Lopes.


Antes do evento, porém, uma pesquisa está sendo realizada (link de acesso https://forms.gle/Xp8KhVE6quwQymzC8) para registrar as propostas da sociedade. “São 10 questões sobre saúde mental, para que a sociedade diga o que pensa desse tema e o que pode ser feito a prevenção ao suicídio”.


As respostas ao questionário e as participações no chat, reforça a psicóloga, serão sintetizadas em sugestões, reivindicações e propostas a serem levadas posteriormente para uma audiência pública, a respeito da prevenção ao suicídio, que será realizada na última semana de setembro. “Com a audiência pública a gente tem uma possibilidade de efetivar essas propostas, através de projetos de lei e indicações aos vereadores”.

Diário da Serra

Notícias da editoria