Diário da Serra
Diário da Serra

Cerveja é tema da primeira noite do evento internacional de popularização da ciência

Camila Paulino | Seciteci 10/09/2020 Educação

O evento gratuito segue com programação nesta quinta-feira, 10, a partir das 17h30

Educação

Assuntos científicos que geralmente são discutidos e aprofundados em ambientes universitários ou centros de pesquisas ganham um novo local de debate. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), na terça-feira, 8, ocorreu a primeira noite do Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, em um ambiente descontraído, na cervejaria Louvada, em Cuiabá. O bate-papo virtual foi sobre a produção e armazenamento da cerveja.


Este ano, o evento está sendo realizado em formato totalmente on-line, por causa da pandemia. O evento gratuito segue com programação nesta quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 17h30 (horário de Mato Grosso) e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Seciteci.


Na primeira noite, o assunto principal foi curiosidades sobre a cerveja. A pesquisa desenvolvida na área foi apresentada pela professora Jussara de Araújo da Unemat, que contou com a interação do público por meio das redes sociais. “É uma oportunidade única de podermos mostrar para a população aquilo que a gente faz atrás dos cenários universitários, trazendo uma linguagem simples para que todos possam entender e participar e a interação do público foi muito bacana”, comentou a professora.


Segundo a superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, centenas de pessoas participaram do bate-papo virtual, responderam perguntas e ganharam brindes. “Esta interação com o público e as dinâmicas realizadas durante a live, tornou a conversa virtual ainda mais descontraída, acho que esta é uma excelente forma de popularizar a ciência. Percebemos que as pessoas querem saber mais sobre as pesquisas e os pesquisadores querem falar para a população e então este canal foi criado”, disse.  
 

O evento on-line contou com a participação da cantora Angelique Mileny, que na ocasião ressaltou a importância desta integração entre público, pesquisador e artistas. Ela afirma que participar deste encontro ficará gravado na memória.   “Estou me sentindo realizada e feliz, porque além de ser cantora eu sou engenheira e poder unir as duas coisas realmente me trouxe muita satisfação, é um marco na minha vida e na minha carreira”, disse.

 

O evento que surgiu em 2013, neste ano é realizado simultaneamente em 10 países, integrando cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares, restaurantes e Pubs, proporcionando um canal direto de conversa entre os pesquisadores e a sociedade.
 

A proposta é divulgar conhecimento científico para o público em geral em mais de 100 cidades do mundo. Os principais países envolvidos são: Brasil, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália e Reino Unido. No Brasil, pelo menos outras 73 cidades brasileiras vão realizar o evento.
 

Em Cuiabá é realizado pela segunda vez, com a parceria entre a Seciteci, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Cervejaria Louvada e a agência de publicidade Cria Estúdio.
 

Pint of Milk
 

Este ano, para atrair participação de crianças e adolescentes, o evento terá uma programação especial, o Pint of Milk, visando estimular curiosidades e futuros estudos na área científica. Este evento virtual será no dia 10 de setembro, às 15h (horário de Mato Grosso).


A transmissão será da sede da Seciteci, por meio do canal do Youtube e Facebook da secretaria. No dia 9, a live será com a professora da Seciteci, Juliana Graziela, e no dia 10 com o professor da UFMT, Marcelo Marchiori.
 

Programação Pint Of Science
 

10 de setembro
 

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk "Epidemias em tempos de Mudanças Climáticas" - Eliane Ignotti (UNEMAT)
 

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science |Talk "Matemática e Ciência no estudo e controle de epidemias" - Moiseis Cecconello (UFMT)
 

- Participação especial da cantora Angela Custódio
 

Programação Pint Of Milk
 

10 de setembro
 

15h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Milk | Talk "O céu de Mato Grosso: Uma janela para a Ciência e para o Cosmos" -  Marcelo Marchiori  (UFMT)
 

Um convite para fomentar curiosidade de jovens, crianças a olharem o céu de Mato Grosso como uma futura oportunidade para a ciência.

Diário da Serra

Notícias da editoria