Diário da Serra
Diário da Serra

EM TANGARÁ – Governo realiza pesquisa para identificar parcela da população que já contraiu Covid-19

Durcy Arévalo / SES-MT 14/09/2020 Saúde

Tangará será um dos monitorados; coleta de dados inicia nesta quarta

Realização se dará por meio de teste de sangue

Com o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizará uma pesquisa soro epidemiológica em 10 municípios a partir desta quarta-feira, 16. Tangará da Serra será um dos municípios monitorados.


O trabalho é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo.


A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. “Com esse recorte amostral, será possível concluir qual é a prevalência da infecção em nosso estado, ou seja, quantos por cento da nossa população já teve contato com o vírus. Nesse sentido, contamos com a ajuda da imprensa na ampla divulgação à população desta pesquisa, para que os técnicos não tenham resistência na aplicação. É uma pesquisa bastante segura, com margem de erro de 3%”, avalia o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.


Desde sexta-feira, 11, passou a ser realizado nos municípios de Várzea Grande e Tangará da Serra o teste piloto que avaliará a amostra e adequações para o início da coleta de dados no dia 16 de setembro. A coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 deste mês e, de acordo com a área técnica da SES, a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro.


“Após a coleta, acreditamos que em 48 horas teremos a análise, uma vez que a capacidade de automatização do Lacen é alta e nos permite ter um tempo de resposta muito rápido na parte laboratorial”, comenta o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo, enfatizando que essa pesquisa foi demandada pela SES.


Municípios envolvidos e metodologia - Entre as cidades que integrarão os estudos estão: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. Os municípios selecionados terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio.

Diário da Serra

Notícias da editoria