Diário da Serra
Diário da Serra

Indígena de 9 anos é levado para Cuiabá após ser picado por Cascavel em Tangará da Serra

G1MT 18/09/2020 Saúde

O menino foi encaminhado para o hospital de Tangará da Serra, onde foram aplicadas 10 ampolas de soro e depois foi transferido para Cuiabá, nesta quinta-feira, 17.

Saúde

Uma criança de 9 anos teve paralisia nos músculos do rosto após ser picada por uma cobra cascavel nessa quarta-feira, 16, em uma aldeia da etnia Paresi, em Tangará da Serra.


O menino foi picado na perna direita. Logo em seguida, teve quebra da pálpebra e sonolência.
 

Ele foi encaminhado para o hospital de Tangará da Serra, onde foram aplicadas 10 ampolas de soro e depois foi transferido para Cuiabá, nesta quinta-feira, 17.
 

O caso, segundo o médico, é considerado moderado e o quadro do garoto é estável. Ele está na observação na enfermaria, sendo hidratado e tomando antibióticos. Ainda não há previsão de alta.
 

O médico coordenador do Centro Antiveneno de Mato Grosso (Ciave), José Antônio de Figueiredo, explicou ao G1 que o efeito do veneno da cascavel é neurotóxico e pode causar manifestações renais.
 

Segundo José Antônio, o veneno da cascavel pode ser fatal. “O veneno da cascavel é mais letal. Se não tratados de forma adequada e a tempo, o quadro evolui para problemas renais e o paciente pode ir a óbito”, diz.


A maioria dos casos registrado no estado são de acidentes com jararaca, chegando a mais de 90%.

Diário da Serra

Notícias da editoria