Diário da Serra
Diário da Serra

Claudinei solicita melhorias para o Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra

Samantha dos Anjos / Assessoria de Imprensa 16/09/2020 Política

O parlamentar apresentou três indicações para a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso

Política

Com a visita realizada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária ao polo regional de Tangará da Serra da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Mato Grosso, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), nesta quarta-feira, 16, em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou três indicações para atender o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. O levantamento das necessidades da instituição contou também com a participação do parlamentar Dr. João de Matos (MDB).


As solicitações feitas por Claudinei foram direcionadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e envolvem a disponibilidade de profissionais de nível superior das áreas de medicina e odontologia, a pavimentação das ruas do entorno do CDP e a necessidade da construção de três salas de aula e equipamentos, quadra de esportes e uma igreja para os reeducandos religiosos.
 

“O espaço para atividades religiosas será muito importante, devido a cerca de 50% da população carcerária da unidade ser composta por evangélicos, e também a construção da quadra de esportes, pois não há espaço para a prática desta atividade pelos reeducandos”, explicou Claudinei.
 

CDP - Atualmente, o Centro de Detenção Provisória está com superlotação, pois conta com 323 detentos acolhidos, sendo que a capacidade é de abrigar apenas 244 reeducandos.
 

A unidade proporciona aos presos a participação em projetos de ressocialização, o que garante geração de renda e remição da pena. Uma das atividades desempenhadas por eles estão relacionadas à parte de serviço civil, com obras de infraestrutura, marcenaria, limpeza e hortas.
 

No CDP são oferecidos cursos para exames nacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ensino regular na modalidade Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e para as etapas de alfabetização, Segundo Segmento e Ensino Médio.
 

“O projeto inicial do CDP não contava com aplicação de atividades educacionais para os reeducandos e a unidade busca formas para atender os detentos com atividades educacionais, com cerca de 150 recuperandos. O local onde são realizadas as atividades não possui cobertura. Neste cenário, eles apontam a necessidade da construção de três salas de aula”, pontuou Delegado Claudinei.
 

Além da construção da igreja e das salas de aula dentro da unidade prisional, também será preciso equipamentos e mobílias. Perante essa situação, a indicação do deputado Claudinei aponta a necessidade de ar-condicionado, computadores, cadeiras para a igreja, aparelhos de televisão, entre outros.
 

“Quero agradecer ao deputado Dr. João, que esteve conosco. Essas visitas às instituições de segurança pública em Tangará da Serra foram bastante produtivas”, ressaltou Claudinei.
 

Levantamento – Além de os deputados Claudinei e Dr. João visitarem o CPD de Tangará, também eles foram à Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CIBM-MT), 7° Comando Regional e 19° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Diário da Serra

Notícias da editoria