Diário da Serra
Diário da Serra

Indígenas retirados de aldeias devido aos incêndios em MT aguardam retomada da energia elétrica para voltar para casa

G1MT 17/09/2020 Geral

Índios foram retirados às pressas da reserva pela Funai, depois que um incêndio na região chegou bem perto de quatro aldeias da comunidade e a fumaça cobriu as moradias, no último fim de semana.

Geral

Depois de quatro dias longe de casa, 45 indígenas do povo Boé Bororo devem retornar à terra indígena Tereza Cristina, em Santo Antônio de Leverger (MT), nesta quinta-feira, 17. Eles aguardam a retomada da energia elétrica para retornarem às aldeias. O grupo está abrigado na Casa da Saúde Indígena (Casai) e na casa de parentes em Rondonópolis.


Os índios foram retirados às pressas da reserva pela Fundação Nacional do Índio (Funai), depois que um incêndio na região chegou bem perto de quatro aldeias da comunidade e a fumaça cobriu as moradias.
 

A preocupação maior era com as condições de saúde de crianças, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente.
 

O retorno dos indígenas estava previsto para terça-feira, mas não aconteceu porque a energia elétrica na região das aldeias estava funcionando apenas em meia fase. A Funai então decidiu aguardar que a concessionária fizesse os reparos necessários, pra depois levar as famílias de volta.
Segundo a empresa que tem a concessão da energia elétrica na região das aldeias, o problema na rede está sendo resolvido.


O fogo começou há 10 dias às margens do Rio São Lourenço e é combatido por brigadistas.

Diário da Serra

Notícias da editoria