Diário da Serra
Diário da Serra

AÇÃO PERMANENTE – Lions Clube Tangará da Serra lança campanha ‘Disque Árvore’ a partir desta segunda-feira

Fabíola Tormes / Redação DS 20/09/2020 Geral

Objetivo é conclamar a população para o plantio em área urbana

Campanha inicia nesta segunda

Lions Clube Tangará da Serra lança campanha ‘Disque Árvore’ a partir desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Para marcar a data, o Lions Clube Tangará da Serra, em parceria com o Viveiro Municipal, lança a campanha permanente ‘Disque Árvore’.


“Tá calor?’ Que tal descansar à sombra de uma árvore? Basta ligar no 3326-4724 e nós plantaremos sua árvore”. Ao ligar, será feito o agendamento para este plantio, assim como conversado sobre a melhor espécie de árvore e local para plantio, com a escolha do munícipe.


De acordo com o responsável pela Comissão de Meio Ambiente, Carmo Aparecido de Oliveira, o objetivo desta campanha é conclamar a população para, junto com o Lions Clube, contribuir com o plantio de árvores frutíferas e/ou ornamentais na área urbana da cidade. “Nas áreas rurais e nos canteiros centrais das avenidas de Tangará da Serra esse trabalho já vem sendo realizado ao longo dos últimos anos pelo Lions Clube, através do Projeto Caminhos, e agora queremos, com a ajuda e responsabilidade da população, fazer o plantio em áreas residenciais”, explica, ao lembrar que as árvores ajudam a evitar a erosão do solo; são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima; e fornecem sombra que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.


Somente nos últimos cinco anos, o Lions Clube Tangará da Serra já plantou mais de 2,5 mil árvores de ipês, que já estão crescendo e contribuindo com o meio ambiente.


Essas mudas são produzidas pelos próprios associados, em Viveiro do Lions Clube Tangará da Serra, localizado junto a espaço cedido na Chácara Imperial e também viveiro construído na sede do clube, no centro da cidade. O trabalho inicia com a colheita das sementes, segue com germinação e a produção das mudas de árvores de ipê branco, roxo, amarelo, rosa, além de patas de vaca e jacarandás, e, finalmente, o plantio.


A produção no viveiro é constante e todo ano são produzidas mais de mil mudas para atender a demanda do Clube, que cresce a cada ano. Nestes quase cinco anos do projeto, mais de 2500 mil árvores já foram plantadas no Município de Tangará da Serra (200 em 2016, 800 em 2017, 791 em 2018 e 780 em 2019 e início de 2020), em suas comunidades rurais e áreas urbanas, e são frequentemente acompanhadas pelos associados e pela comunidade.


Ações são constantes; população deve ajudar

As ações da Comissão de Meio Ambiente do Lions Clube Tangará da Serra são contínuas. Na área central, por exemplo, esse cuidado é praticamente diário.


Todos os dias, antes mesmo do sol nascer, o associado do clube José Gonçalves Capucho enche seu carro de água e sai nas principais avenidas de Tangará irrigando e cuidando das, ainda frágeis, árvores de ipês. “Uma dose diária de amor e dedicação que será refletida às futuras gerações”, garante o responsável pela Comissão, Carmo Aparecido de Oliveira.


Esse cuidado, reforça o associado, deve ser também da população. “Infelizmente vemos pessoas, principalmente crianças, arrancando as árvores plantadas e cuidadas com tanto carinho. Precisamos que a população nos ajude, pois essas árvores contribuirão com todos. Precisamos da conscientização coletiva para que essas árvores possam crescer fortes, oferecendo a todos nós os seus benefícios e também embelezando a nossa cidade. Por isso contamos com a participação de todos nesses cuidados”.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria