Diário da Serra
Diário da Serra

LEVANTAMENTO – Pesquisa do governo sobre infectados por coronavírus vai até dia 23 em Tangará

Redação DS 20/09/2020 Saúde

Ao todo, 480 visitas serão feitas em Tangará da Serra

Trabalho é feito com entrevista e coleta de sangue

Tangará da Serra está no grupo de municípios escolhidos como locais para o desenvolvimento de pesquisa soroepidemiológica. Desde a quarta-feira passada, 16, agentes de saúde do município estão encampados para a coleta de dados da pesquisa, que é uma parceria do governo do estado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 


A pesquisa, cuja metodologia consiste na coleta de amostras sanguíneas, também está sendo realizada em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. De acordo com Juliana Herrero, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, os trabalhos dos agentes seguem até dia 23 no município.


"É um projeto do estado em parceria com a UFMT, Unemat e dez municípios com o objetivo de ver qual é a soroprevalecia do coronavírus nesses municípios. Aqui em Tangará da Serra, foram sorteados 30 setores, foi o estado que fez esse sorteio, e cada setor vai receber 16 visitas. Então, no total, nós teremos 480 casas visitadas, 480 pessoas entrevistadas e feita a coleta do sangue. O sangue vai ser mandado para o Lacen, vai ser uma análise sorológica para saber se a pessoa teve ou não contato com o vírus", explica. 


Herrero ressaltou a importância da participação da população. Ela ainda orienta a todos para estarem atentos aos agentes, que estarão devidamente identificados no ato das visitas.


"Todos vão estar uniformizados com a camiseta do Zé Gotinha, amarela azul ou rosa. São todos profissionais da saúde, funcionários das Unidades de Saúde da Família e todos podem receber os profissionais, responder a entrevista porque isso é muito importante a gente saber, qual é realmente o perfil epidemiológico do coronavírus em Tangará", concluiu.

Diário da Serra

Notícias da editoria