Diário da Serra
Diário da Serra

Julho Amarelo: Município intensifica combate a hepatites virais

Rodrigo Soares/ Redação DS 01/07/2019 Saúde

CTA/SAE chama atenção da população para realização de exames

Saúde

O mês de julho traz a cor amarela para alertar sobre uma doença que já causou a morte de milhares de pessoas no país. As hepatites virais e não especificadas ainda são motivo de preocupação para a saúde pública e motivam ações estratégicas de promoção, prevenção e controle destas patologias, como o Julho Amarelo. Em Tangará da Serra o Município intensifica as ações a partir desta segunda-feira, 1º de julho, através de ações coordenadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). 


De acordo com a coordenadora do CTA/SAE, Cláudia Cunha Oliveira, apesar da campanha ser destinada a detecção e tratamento de todas as hepatites virais, a ação visa especialmente alertar as pessoas que já foram diagnosticadas com Hepatite C a retornarem ao tratamento. "Há muitos anos não existia um tratamento seguro e de qualidade para a Hepatite C, mas hoje nós temos, então convidamos as pessoas que já tem diagnóstico para retornarem ao tratamento e assim receberem a medicação", afirmou a profissional, ao destacar que apesar de contar com a parceria das Unidades de Saúde da Família (USF's), onde os exames de detecção também podem ser realizados, o CTA/SAE conta com uma equipe que desenvolverá a campanha de forma mais intensificada. 


"Quem nunca fez o teste pode vir que a gente faz o procedimento. Havendo qualquer alteração a gente já libera pelo SUS todos os exames das hepatites virais para fins confirmatórios. Aqui também  temos infectologista que faz todos os acompanhamentos", relatou a coordenadora. 


Especificamente os pacientes que  já foram diagnosticados com Hepatite C, ainda de acordo com a coordenadora, o CTA/SAE realizará uma busca de resultados dos exames anteriores e encaminhará o infectado para consulta com profissional infectologista. "A gente reforça esse pedido: quem já foi diagnosticado, venha nos procurar pois a chance de cura é mais do que 95%". 

 

HEPATITE C: Mesmo com tratamento eficaz, 60% dos pacientes ainda não estão em tratamento 

Há alguns anos a Hepatite C não contava com um tratamento eficaz que proporcionasse a cura ao paciente, porém atualmente os infectados contam com medicamentos oferecidos pela Saúde Pública que curam mais que 95% dos casos. Possivelmente devido a essa falta de informação referente a cura efetiva, 60% dos pacientes diagnosticados em Tangará da Serra com Hepatite C ainda não estão em tratamento. "Alguns pacientes até realizaram os exames mas não retornaram aqui e estão sem informação do novo tratamento. Hoje a gente tem 100 pacientes notificados, sendo que desses 60 foram diagnosticados e não retornaram para a reavaliação e posterior tratamento", afirmou a coordenadora do CTA/SAE, Cláudia Cunha de Oliveira ao Diário da Serra, ao relatar que de 24 pacientes que realizaram o tratamento, 23 obtiveram a cura. "Quatro pacientes aguardam a liberação do tratamento e um foi a óbito vítima de câncer de fígado devido a complicações da hepatite", alertou a coordenadora. 
 

Conforme o Ministério da Saúde, a Hepatite C é uma doença silenciosa, sendo que o infectado pode viver com o vírus há anos, sem perceber. A patologia pode evoluir para cirrose, câncer e levar à morte. No Brasil, cerca de 2,0 a 2,5 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da Hepatite C, patologia que acomete com mais frequência pessoas com 40 anos ou mais. 

Diário da Serra

Notícias da editoria