Diário da Serra
Diário da Serra

Incrível

Lévender Mattos 04/07/2019 Artigos

As vezes tudo que a gente precisa é saber de onde veio

Artigo - Incrível

Incrível

Quando eu era criança meu pai sempre me levava a uma padaria para comer um salgado frito que eu adorava na época, só nós dois, moto, vento no resto, me lembro do sabor, do cheiro, da temperatura, do primeiro pedaço, de encher de ketchup sem a minha mãe ver, do gole na tubaína em copo americano, de conversar sobre nada, do momento pai e filho, de nós dois, me lembro sempre que passo em frente ao local quando vou para a minha cidade natal Várzea Grande, me lembrei inclusive agora enquanto escrevo esse texto, o local ainda existe, que incrível.


Incrível é o tempo, a dupla da estória não frequenta o local a décadas, e mesmo assim a lembrança vive.


Que coisa incrível é a mente humana, que lembrança tola tenho, com a imensidão de coisas para me recordar da infância, o “salgado” tem seu lugar cativo até hoje.


Mas sabe o que é mais incrível, meses atrás, passando pelo endereço não me contive, estacionei o carro e fui caminhando sem pressa até o local, que incrível, meus passos estão mais longos, cheguei! O salgado estava lá, parecia que me esperava, e é claro que pedi um, combinado com uma tubaína de garrafa, me sentei com meu banquete à mesa, eu e minhas recordações.


Por incrível que pareça, o salgado estava horrível, mas pelo menos o guaraná estava gelado. Sorri sozinho, do meu mal gosto infantil, segurando aquela fritura pingando à óleo. Comi o que deu, paguei e saí, sem pressa, mesmo com a vida corrida que me esperava.


Não me arrependi de ter parado lá, nem estraguei minhas lembranças de criança. Pensando comigo eu nunca devo ter gostado do salgado mesmo, o que aguça minha recordação era o momento, o vento no rosto, o conversar sobre nada, a companhia, aquilo sim era incrível, só eu e meu velho, que era novo na época. A rotina que não temos mais. O salgado é um mero "gatilho" mental.


As vezes tudo que a gente precisa é saber de onde veio. O simples continua e vai continuar sendo sempre incrível.


Incrível é saber que eu frequento o mesmo local ao menos uma vez ao ano, mesmo sabendo que o sabor não é mais o da minha infância, mas eu não vou lá pelo salgado mesmo, continuo indo lá por um único motivo, e só eu sei como isso é incrível!


Desejo que seu dia seja incrível! No interior das suas recordações, até depois que você crescer.


Qual é o seu gatilho mental?


Quem você deixou de ser quando se tornou adulto?

 

Lévender Mattos - Xômano de VG. Tangaraense de coração. Rabisca como passatempo inspirado pelos filhos, Gabriel, Enzo e Théo. É apaixonado pela Paternidade e pela Patrícia Fernanda. Idealizador da página @paiterapia com fotos e textos autorais. Filho do incrível seu Levino. Adora salgado frito e tubaína, e as coisas simples da vida.



Diário da Serra

Notícias da editoria