Diário da Serra
Diário da Serra

Documentário ‘Pelas Águas do Sepotuba’ participa de festival de cinema internacional

Fabíola Tormes / Redação DS 09/07/2019 Geral

A produção de 42 minutos será exibida no Marmostra, em Portugal

Produção tangaraense será exibida no dia 17 de julho

Documentário ‘Pelas Águas  do Sepotuba’ participa de  festival de cinema internacional

A expedição ‘Pelas águas do Sepotuba - Uma aventura através da canoagem’ será exibida nas telonas internacionais. O documentário ‘Pelas Águas do Sepotuba’, produzido pela Biguá Eventos Esportivos e LC Produtora participará do Festival de Cinema Marmostra – Mostra de Curtas Metragens em Portugal, na cidade da Praia da Tocha Cantanhede. 


A aventura dos canoístas José Ricardo Tognon e Carlos Gomes, acompanhados pelo produtor Lucênio Carvalho, mostrando as matas ciliares, flora, fauna, ribeirinhos, a pesca, a agricultura e pecuária, e sua intervenção no processo de sobrevivência do Rio Sepotuba e toda a vida que o engloba será exibida no dia 17 de julho. O festival inicia neste sábado, 13 e segue até dia 20. “Uma sensação muito boa saber que seu trabalho foi selecionado. Algo inédito para todos nós”, comemora o canoísta José Ricardo. 


O documentário foi inscrito no Festival de Cinema Marmostra pelo produtor Lucênio Carvalho. Para sua exibição nas telonas foi preciso passar por três seleções anteriores. “A sensação é maravilhosa em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido lá fora, além de elevar o nome da cidade de Tangará da Serra. Me sinto super orgulhoso em saber que estou levando a cidade onde moro hoje para o meu país, mostrando que Tangará da Serra não é uma cidade qualquer no Brasil e sim uma cidade com potencial muito grande e que é importante na preservação do Rio Sepotuba e do Pantanal.(...) Isso nos faz sentir bem, pelo reconhecimento do esforço daqueles dias remando”.


Além deste festival de cinema, José Ricardo e Lucênio Carvalho aguardam o resultado de um segundo festival em Portugal, que deve sair até outubro. Junto a isso, trabalham para a tradução do documentário para a Língua Inglesa, para assim participar de outros festivais. “Tivemos outros convites no México e Estados Unidos e temos recebido outros convites de outros festivais, porém, para participar, precisamos traduzir para o inglês, legendá-lo”, explica. 


Lucênio afirma que todo o documentário já está transcrito, em arquivo de texto, faltando apenas a tradução para a Língua Inglesa. “Se tivesse alguém que pudesse nos apoiar nesse âmbito de traduzir para o inglês. Sem essa tradução não conseguimos participar de festivais fora dos países de Língua Portuguesa (…) Se tivéssemos esse apoio, seria ótimo. Nos ajudar a levar o nosso rio para mais longe, para outros festivais”. 


Expedição percorreu 400 quilômetros do Sepotuba

O documentário ‘Pelas Águas do Sepotuba’ foi produzido pela LC Produtora um ano e cinco meses depois da expedição ‘Pelas águas do Sepotuba - Uma aventura através da canoagem’. 


A aventura resultou em um documentário de 42 minutos. “Foram 11 dias remando, gravando, entrevistando e vivenciando (…) e 400 quilômetros depois o documentário está pronto”, comemorou o idealizador do projeto, José Ricardo, na oportunidade em que o documentário foi exibido pela primeira vez em Tangará da Serra. O objetivo, segundo ele, era mostrar a toda a sociedade o trabalho realizado, assim como ajudar na vida do Rio Sepotuba pelos próximos anos. 


A expedição iniciou no dia 24 de junho de 2017, com saída em Nova Marilândia, na nascente do Rio Sepotuba, seguindo até a cidade de Cáceres, perfazendo um total de 400 quilômetros por água, em 11 dias. A ideia era navegar o Sepotuba, mostrar o meio ambiente e toda a sua importância para a região e até para a Bacia do Pantanal, através da canoagem.



Diário da Serra

Notícias da editoria