Diário da Serra
Diário da Serra

Ataques de animais peçonhentos mataram seis pessoas no 1º semestre de 2019 em MT

G1 MT 11/07/2019 Saúde
Saúde

Seis pessoas morreram vítimas de ataques de animais peçonhentos no primeiro semestre de 2019 em Mato Grosso. O levantamento, obtido pelo G1, é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

 

De acordo com a SES, nesse período foram registrados um total de 1.280 acidentes causados por animais peçonhentos em Mato Grosso.

 

Ataques de serpentes lideram o ranking e são responsáveis por quatro mortes. Em segundo lugar está o acidente causado por escorpião, com dois óbitos; e os demais foram causados por aranha, abelha e lagarta.

 

Segundo a secretaria, o governo solicita 100% de estoque para atender a todo o estado e tem recebido somente 30% da necessidade.

O soro antiofídico é um medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas.

 

A SES diz que a definição de quantidade não é de acordo com capacidade de estoque e sim de acordo com demanda estadual. O critério é estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

O governo justifica, ainda, que o repasse do soro está reduzido desde 2014, ano em que os laboratórios produtores começaram as adequações estruturais para cumprir as normas definidas por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diário da Serra

Notícias da editoria