Diário da Serra
Diário da Serra

Voar do ninho!

Lévender Mattos 11/07/2019 Artigos

Que “cama de pais” não foi o lugar mais seguro do mundo

Artigos

Voar do ninho!

Me digam quantas “camas de pais” já foram castelos, barcos à deriva, naves espaciais, planetas, enfim, uma infinidade de coisas da mente mais criativa que existe, a dos nossos filhos, e a gente, já adulto, imagina junto, viaja junto, brinca junto. Que “cama de pais” não foi o lugar mais seguro do mundo após um pesadelo, uma frustração, uma nota baixa, uma carência de afeto, uma desilusão amorosa, qualquer motivo, é quase nosso ventre fora do ventre. Até não caber mais.


Chega um dia que a gente não cabe mais na cama dos pais, e deixamos tudo para trás, a cama, e os pais, e tenta tornar real tudo que a gente imaginou enquanto esteve no metro quadrado mais carinhoso que já conhecemos, a “cama dos pais”.


Não me recordo de como ela foi para lá, mas Enzo tem uma cama ao lado da nossa, e toda noite ele acorda na nossa cama, nunca na mesma posição! Nem ele, nem nós. São mais de 6 anos nessa rotina, e alguns banhos de xixi e ganchos de direita no meio da noite ou pontapés pela manhã. Antes de dormir contamos estórias, até o sono chegar. Aos finais de semana preguiça e muito espreguiçar antes de levantar.


Algumas escolhas nossas são definitivas, a gente cresce e evolui, e mesmo que tenha vontade, não volta para cama dos pais. Desde a semana passada começamos a colocar ele no quarto dele, na cama dele. E ele deixou de dormir na nossa cama. Algumas escolhas não voltam. Ventre. Ninho. Aconchego. Carinho. Cordão umbilical. Tchau.


Ontem ele estava pela manhã escorado na porta do nosso quarto chorando baixo e com lágrimas escorrendo pelo seu rosto de criança, acordei, fui na sua direção e peguei ele no colo sem dizer nada, e ele me disse com a voz embargada:
- Mas eu gostava de dormir com vocês pai!


Eu quis dizer o mesmo, mas não disse. Só peguei e deitei ele no meio, cobri com o edredom e abracei forte até ele pegar no sono de novo e eu também. Com o tempo certamente nunca mais irá voltar. Mesmo que eu queira! Mesmo que sempre caiba. Voa. Voa do ninho meu filho. O mundo é todo seu.

Lévender Mattos
Xômano de VG e Tangaraense de coração. Rabisca como passatempo e terapia inspirado pelos filhos, Gabriel, Enzo e Théo. Apaixonado pela Paternidade e pela Patrícia Fernanda. Idealizador da página @paiterapia com fotos e textos autorais. Voou do ninho e nem se lembra quando. 



Diário da Serra

Notícias da editoria