Diário da Serra

Professores conhecem novas ferramentas para superar os desafios em sala de aula

Assessoria 11/07/2019 Geral

Encontro apresentou temas para uma educação transformadora

Encontro Estadual do Programa 

Desafios da educação na ausência de regras, educação inclusiva e suas transformações, abordagem coaching no relacionamento com os alunos e a necessidade do professor ser um constante “aprendente” foram os temas que nortearam o 8º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida, realizado nos dias 26 e 27 de junho, em Cuiabá. O evento foi promovido pela Central Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, e reuniu cerca de 500 educadores e gestores escolares para dois dias de formação e celebração.


Profissionais da educação de 27 municípios mato-grossenses marcaram presença no evento e foram para suas cidades cheios de informações e novas ideias para colocar em prática, alinhadas com a metodologia do Programa A União Faz a Vida, que é o principal projeto social do Sicredi, desenvolvido há 14 anos no Estado e há 24 anos no país. Em Mato Grosso, mais de 69 mil crianças e adolescentes são atendidos, sob a orientação de 3,4 mil educadores, em 258 escolas públicas e privadas.


O gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Efrain Ricca, afirma que o programa realiza uma série de encontros para formação dos professores, coordenadores e diretores das escolas atendidas ao longo do ano, e que anualmente é realizado o encontro estadual, quer reúne em média 500 pessoas para um momento diferente. Além de oferecer aprendizado por meio das palestras com profissionais renomados, o evento é uma oportunidade para celebrar o sucesso do programa e a transformação na vida dos alunos, da escola, das famílias e de toda a comunidade.


“Sabemos dos desafios que os professores têm diariamente em sala de aula e através do programa e sua metodologia de projetos, eles conseguem despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento, através do protagonismo que o estudante assume no processo de aprendizagem. Os professores nos relatam mudanças significativas tanto dentro quanto fora da sala de aula”, relata Ricca ao acrescentar que a metodologia de projetos ressalta valores como solidariedade, respeito à diversidade, justiça, cidadania e cooperação.



Notícias da editoria