Diário da Serra
Diário da Serra

Investe Turismo contemplará Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Cuiabá

Assessoria 12/07/2019 Geral

Os investimentos são de R$ 200 milhões para todo o país

Chapada dos Guimaraes. Crédito Soriel Mattos

Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Cuiabá, serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos para 18 municípios do Centro-Oeste do país localizados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.


Nesta segunda-feira, 15 de julho, a partir das 9 horas, no Auditório Clovis Vettorato – Palácio do Governo - será realizado um seminário e lançamento estadual do programa. O seminário tem por objetivo apresentar as ações e o programa, assim como as linhas de crédito e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.


A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 10 regiões turísticas das macrorregiões. A meta é unir setor público e a iniciativa privada para preparar e promover a competitividade dessas quatro rotas turísticas estratégicas.


Os investimentos são de R$ 200 milhões para todo o país. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística.


Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.


O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.


AÇÕES - As rotas turísticas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; além da atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Diário da Serra

Notícias da editoria