Diário da Serra

Médico reforça benefícios do esporte para prevenir doenças

Assessoria 25/07/2019 Esportes

O médico alerta para a necessidade de evitar o sedentarismo

Thiago Melo, médico cirurgião vascular e também triatleta

Que o exercício físico de alto rendimento em atletas profissionais e amadores contribui na prevenção dos fatores de risco para aterosclerose (placas de gordura e cálcio nas artérias), hipertensão arterial, diabetes, obesidade até a hipercolesterolemia já é sabido e diversos estudos comprovam isso. Mas será que apenas atletas de alto rendimento podem desfrutar dos benefícios do exercício físico para prevenir doenças?


Thiago Melo, médico cirurgião vascular e também triatleta (ironman), explica que os benefícios da atividade física podem ser aproveitados por todos: “o exercício aeróbico de alta intensidade promove a diminuição do colesterol total e o aumento do HDL (colesterol bom), que possui uma ação antioxidante na parede das artérias. Então tenho que ser atleta de alto rendimento? Não. Manter o corpo em movimento melhora a capacidade cardiovascular, diminui a inflamação sistêmica, diminui a obesidade e a hipercolesterolemia e melhora a expectativa de vida. Então não precisa ser maratonista ou Ironman, precisa estar em movimento”.


O médico alerta para a necessidade de evitar o sedentarismo: “Nos Estados Unidos as doenças cardiovasculares, entre elas a aterosclerose, são a causa mais frequente de morte da atualidade. No Brasil isso não é diferente, as doenças cardiovasculares ainda figuram como a principal causa de óbito”, alerta. “Calce seu tênis, vá para a rua, caminhe, corra, seja feliz”.
 

Notícias da editoria