Diário da Serra
Diário da Serra

Perícia aponta que sobrepeso causou desabamento do telhado de loja

Tita Mara Teixeira / Politec 02/08/2019 Polícia

A análise foi feita pelo perito oficial criminal, Marivaldo Rocha

Desabamento da estrutura foi registrado na terça

A perícia criminal de Engenharia Legal, realizada pela Politec, constatou que o excesso de peso decorrente da sobreposição de telhas sobre o telhado da Lojas Americanas dentro do shopping de Tangará da Serra causou o desabamento da estrutura na terça-feira, 30 de julho.  O telhado passava por reforma para a substituição das telhas antigas quando ocorreu o desabamento. No local, foi constatado que telhas novas foram empilhadas sobre as antigas inadequadamente, causando sobrecarga em determinados pontos da estrutura.


A análise foi realizada pelo perito oficial criminal, Marivaldo Rocha, com o objetivo de apurar a causa do incidente. “Devido ao excesso de peso nas tesouras – estrutura metálica que recebe o peso da cobertura – uma delas entrou em colapso e puxou as demais em efeito dominó. Essas tesouras, ao cair, puxaram a estrutura de concreto onde se apoiavam, e estas, também desabaram sobre o piso”, explicou.


O laudo pericial deverá ser concluído no prazo legal de 10 dias. Conforme o perito Marivaldo Rocha, apesar da dimensão dos danos, a estrutura geral do shopping não foi prejudicada, concentrando-se apenas na loja onde ocorreu o fato, não ocasionando o risco de novos colapsos.  

Diário da Serra

Notícias da editoria