Diário da Serra
Diário da Serra

Tangaraenses participam de Conferência Nacional de Saúde

Redação DS 07/08/2019 Saúde

Eles contribuíram com discussões para melhorias na Saúde Pública

Denize, Ronan e Thereza, em Brasília

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta semana, de 4 a 7 de agosto, em Brasília, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). Tratando “Democracia e Saúde”, o objetivo do evento foi de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS.


Na oportunidade, cerca de 5,5 mil pessoas participaram para deliberarem ações e políticas que visam a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas 68 delegados do Estado de Mato Grosso, eleitos durante Conferência Estadual de Saúde. “Um evento de grande importância, que define os rumos das Políticas de Saúde do país”, afirmou a psicóloga Thereza Erika Sousa Lopes, de Tangará da Serra, presente no evento. Além dela, que representa os trabalhadores do SUS, participam ainda os tangaraenses Denize Rupolo Dall’Agnol, da Unemat e Ronan Kezonazokemae, da Casa de Apoio à Saúde Indígena, ambos representando usuários do SUS. “Nós três que viemos de Tangará, sendo que fomos eleitos nas Conferências Municipal e Estadual de saúde”.


As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos, reunindo profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS para traçarem as diretrizes e ações que deverão ser desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios.


Durante a 16ª Conferência, os participantes discutiram três eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento do SUS, além de participarem de atividades autogestionadas (oficinas com temas relevantes), que foram realizadas no mesmo espaço da 16ª Conferência, de maneira simultânea à programação oficial.


Ao fim da 16ª Conferência foi elaborado um relatório final que dará subsídios para o Plano Plurianual (PPA 2020-2023) e para o Plano Nacional de Saúde.
(Com informações da Assessoria)

Diário da Serra

Notícias da editoria