Diário da Serra
Diário da Serra

2030, o fim da agropecuária brasileira

Mario Eugenio Saturno 13/08/2019 Artigos

Todas essas regiões entrarão em colapso logo, quando o desmatamento atingir de 20 a 25%

ARTIGO

Às vezes, penso em fazer como Temístocles e ser alarmista, distorcer os fatos para colocar a sociedade brasileira no caminho da salvação, mas vou falar a verdade aos cidadãos brasileiros na esperança de que me ouçam, mesmo porque não tenho vocação de ser Cassandra.


Para quem não sabe, Temístocles decidiu contar uma mentira para salvar Atenas. Em 483 a.C., os atenienses tiveram um grande lucro graças às minas de prata. Temístocles, que passara os dez anos anteriores tentando convencer o povo a construir navios de guerra para enfrentar os persas, sem sucesso, mudou a estratégia. Aristides, seu rival, propôs que o lucro fosse dividido entre os cidadãos, mas Temístocles apontou para o poderio crescente de Egina e, para prevenir, deveriam construir navios de guerra. Aprovaram a construção de cem trirremes. O persa Xerxes I atacou, liquidou os 300 de Esparta e partiu para Atenas. Os navios foram usados para a evacuação do povo e depois deu a vitória na batalha de Salamina. Qual político foi melhor para Atenas, Aristides ou Temístocles?


Nossos políticos, no geral, não estão no nível de nenhum deles em cultura, conhecimento e amor à Pátria, mais por ignorância do que por maldade. Nosso presidente, por descuido e vontade política de conhecer melhor a prata da casa, disse algumas palavras duras tanto aos fiscais do IBAMA, proibindo-os de cumprir a lei, no início do ano, como aos cientistas do INPE recentemente.


Por desconhecer cientificamente a região amazônica, muitos políticos comportam-se como Aristides, querendo extrair de lá a madeira, os minérios e usar a terra para a agricultura e pecuária. E como Aristides, nem imaginam o mal que farão, já que desconhecem o solo, a fauna, a flora e o clima. Creem que o solo seja o mesmo que as terras roxas de São Paulo e que basta desmatar para plantar soja, milho, etc.


Inicialmente, a fauna e a flora, que são destruídas para sempre, pode ser uma riqueza inestimável para a farmacologia, por exemplo, aí pode estar a cura de muitos tipos de câncer. É muita riqueza desperdiçada pela ignorante ganância de muitos políticos.


E para clarear nossas mentes, foi entrevistado no último dia 7 de agosto, na Globo News, o cientista do INPE Carlos Nobre que, com uma clareza inestimável, apontou todos os caminhos para que a nação trilhe para um futuro glorioso ou miserável. Aliás, a Globo poderia liberar o vídeo para todo cidadão de bem assistir.


O cientista enfatizou a necessidade de investir em estudos, citando o açaí, que precisou chegar ao Vale do Silício nos EUA para virar 40 produtos, enquanto os “brazucas” só querem destruir a riqueza que Deus nos deu gratuitamente.


O mais assustador é que a floresta -de árvores que demoram 200 anos para crescer- influi na economia agrícola, não só do Norte, mas do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, por causa dos rios aéreos. E todas essas regiões entrarão em colapso logo, quando o desmatamento atingir de 20 a 25% (ponto de ruptura, previsto para 2030) da floresta (os 6,2 milhões de km2 de todos os países), sendo que hoje é de 17% (a parte brasileira já foi desmatada 20%). Você ama o Brasil? Então salve-o dos verdadeiros maus brasileiros!

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Diário da Serra

Notícias da editoria