Diário da Serra

Governo reduz exigências para tentar atrair investidores para rodovias de Tangará

Thiago Andrade / O Livre 14/08/2019 Política

233 km das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480 serão concedidos pelo governo à iniciativa privada

Política

O governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), alterou a forma de concessão das rodovias da região da Tangará da Serra. Na gestão anterior, o governo queria leiloar as estradas na bolsa de valores B3, agora vai fazer uma licitação local levando em conta o maior valor de outorga.


As rodovias da região de Tangará da Serra faziam parte do programa Pró-Estradas Concessões, mas as rodovias foram excluídas do pacote de concessão do governo em 2018. 


O valor mínimo da outorga em 2018 era de R$ 3 milhões e agora passou para R$ 50 mil. O valor do pedágio era de R$ 7,90 na gestão anterior e passou para R$ 5,90 já que as exigências foram reduzidas. O valor total do contrato era de R$ 3 bilhões e passou para R$ 2,2 bilhões na licitação de agora.


O edital anterior previa duplicação de 7,7 km, no novo não consta duplicação de nenhum trecho. O edital anterior previa a construção de 12 km de terceira faixa, no atual não consta. O anterior previa 195 km de acostamento e no novo nenhum.


O edital anterior previa 205,8 km e no novo não consta. Outros 21 km de vias marginais teriam que ser restaurados e no novo edital não prevê isso. Além da melhoria das vias marginais, a Sinfra previa melhoria em 32 interseções (encontro de vias), o novo edital não consta. O edital anterior previa 12 km de ciclovias, o novo não prevê a construção de ciclovias.


Operação - O edital anterior previa três postos de pesagem, o novo edital prevê apenas um posto. O anterior previa três postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), o novo edital prevê a construção de apenas um posto da SAU. Eram três postos de inspeção de tráfego e agora serão dois.


A empresa que vai tocar as rodovias devia ter um guincho pesado, o novo edital não prevê nenhum. O anterior previa três caminhões pipas e o novo apenas um. Além disso, a empresa vencedora teria que fazer um posto policial no edital anterior, no novo o posto policial foi excluído.



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