Diário da Serra

Samae já instalou 850 hidrômetros inteligentes

Assessoria Especial 14/08/2019 Geral

Primeiro bairro a receber a tecnologia é o Alto da Boa Vista

Coleta poderá ser realizada entre 20 e 30 minutos

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já executa a primeira etapa de implantação de hidrômetros inteligentes na rede de fornecimento de água do perímetro urbano de Tangará da Serra. A informação é do diretor da autarquia, Wesley Lopes Torres.


A instalação obedece a um criterioso planejamento que considera no cronograma o aspecto custo-benefício. O primeiro bairro a receber a tecnologia é o Residencial Alto da Boa Vista, que já ganhou 850 hidrômetros inteligentes e deverá ter instaladas, até o final deste mês, um total de 1.300 unidades. A próxima localidade a receber os dispositivos será o Morada do Sol.


Segundo Wesley, até ano que vem a cidade receberá um total de 10 mil novas unidades, representando 1/3 das unidades consumidoras da área urbana. O objetivo é empregar agilidade e exatidão nas leituras de hidrômetros, além de proporcionar economia nos serviços. “Queremos eliminar leituras incorretas, perdas e fraudes no consumo de água, além de proporcionar segurança nas faturas emitidas ao consumidor”, diz.


Sistema - Os hidrômetros inteligentes em instalação são produzidos pela HidroReader, startup com sede em Tangará da Serra e que venceu o processo licitatório realizado pelo Samae. Através de um simples smartphone ou tablet, o sistema coleta com precisão a leitura de consumo através de software embarcado, que mede o consumo de água eletronicamente evitando a leitura incorreta. O dispositivo também detecta vazamentos e fraudes, podendo conectar toda a área urbana, diminuindo drasticamente o índice de perda de água tratada. “Já temos um número expressivo de unidades nas quais detectamos possibilidade de vazamentos, cujos consumidores serão notificados”, informa o CEO da HidroReader, Thiago Zago.


A agilidade e rapidez na leitura também representa economia, já que contará com equipe reduzida no serviço. 



Notícias da editoria