Diário da Serra
Diário da Serra

Com quase 50 anos de carreira, jornalista lança livro ‘Jornalismo 5.0’

Fabíola Tormes / Redação DS 19/08/2019 Educação

Segura lançará seu livro nesta quinta-feira, em Tangará da Serra

Professor e jornalista Ailton Segura

As histórias e reflexões de quase 50 anos de prática de jornalismo, sendo desses, 33 no estado de Mato Grosso como correspondente do Jornal Folha de S. Paulo, assim como os 24 anos de atividades letivas no Ensino Superior nas Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso (UFMT e Unemat, respectivamente), de Cuiabá (Unic) e de Várzea Grande (IVE) fazem parte do livro ‘Jornalismo 5.0 – Elementos de uma estética para o jornalismo’, do professor e jornalista Ailton Segura, que será lançado nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, em Tangará da Serra.


Em visita ao Diário da Serra, Ailton Segura contou que o livro reflete também sua passagem como sub-secretário de Comunicação do Governo de Mato Grosso, coordenador de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso e editor do Jornal Folha do Estado, assim como os aprendizados no curso de Mestrado em Ciências da Comunicação (USP), aperfeiçoados no Curso de Doutoramento da Universidade do Minho (Portugal), e sua passagem em escolas do Estado na implantação dos processos do Projeto Educon Rádio Centro Oeste. “Ele tem como função principal contribuir para o aperfeiçoamento da profissão e em suas abordagens busca desvendar uma nova estética do jornalismo e do jornalista”, explica o professor e jornalista, ao destacar que o livro é dirigido a profissionais e estudantes de comunicação e ao público leitor de forma geral, como aporte ao entendimento da metamorfose por que passa a atividade jornalística com a emergência das redes sociais.


“Foi graças a imprensa que veio a revolução industrial, a revolução científica, as próprias difusões das religiões (…) e discutimos isso neste livro, que na verdade foram aulas e palestras ministradas ao longo desses anos”, completa Segura. “São várias histórias” distribuídas ao longo de 96 páginas.


Aposentado pela Universidade Federal, Segura retoma suas atividades letivas, agora em Tangará da Serra. Ele divide seus conhecimentos com acadêmicos de Jornalismo da Unemat Campus Tangará da Serra, mais especificamente com alunos do primeiro e segundo semestre com ‘Técnicas de Redação Jornalística’ e ‘História do Jornalismo’, a ainda aos acadêmicos do 5º semestre com ‘Oficina de Redação Jornalística’.


O lançamento, nesta quinta, acontecerá durante o evento Semana do Calouro do Jornalismo, às 19h, na Unemat, sendo palestra aberta ao público. O livro estará a venda no evento ou ainda pelo telefone 65 99206-5016.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria