Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 20/08/2019 Bastidores da Politica

21/08

Bastidores da Politica

Dr. João

Médico nefrologista há 37 anos, o deputado estadual Dr. João José (MDB) apresentou o Projeto de Lei que obriga a rede pública de saúde de Mato Grosso a realizar, gratuitamente, os exames de urina tipo 1 e de creatinina no sangue para prevenção de doença renal crônica.


Procedimento

O projeto prevê que o exame seja realizado por profissional qualificado, no próprio hospital, e, diagnosticada a doença, o paciente seja encaminhado para realização de exames mais complexos.  “O exame de creatinina pode indicar a saúde dos rins, e seu preço é irrisório”, disse Dr. João.


Histórico

Dr. João foi o primeiro médico a realizar um transplante renal em Mato Grosso, no início da década de 90, e conhece profundamente a situação dos pacientes renais. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, pelo menos 60 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise no país.


Sem necessidade 

Apesar de haver um cronograma para esse trabalho, munícipes estão criticando o recapeamento que está sendo realizado na Avenida Brasil, em detrimento a outros bairros que necessitam, com urgência, do trabalho. “É regra de período de ano antes de campanha recapear a Avenida Brasil, mesmo sem necessidade”, criticam.


 

Diário da Serra

Notícias da editoria