Diário da Serra
Diário da Serra

AL discute políticas públicas voltadas aos autistas

Secretaria de Comunicação Social 26/08/2019 Política
Palestra Marta Relvas

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou nesta segunda, 26, a 1ª Jornada Sobre o Autismo, com a palestra da doutora e mestre em psicanálise, Marta Relvas.


Em sua palestra, Marta Relvas afirmou que se fala muito sobre as múltiplas eficiências e que a sociedade precisa perceber que as pessoas não têm deficiência, mas sim algumas limitações. “As limitações nos tornam eficientes. Elas são múltiplas porque aquilo que faço bem, a outra pessoa pode fazer melhor. Não é um fator limitante, mas sim uma possibilidade de novas mudanças que as pessoas possam ter ao longo da vida”, explicou Relvas. “Não é um transtorno inventado dentro de uma grave situação. É uma questão de políticas públicas, porque os educadores (professores) estão ávidos para aprender a lidar com essa situação múltipla terapêutica e médica”, afirmou Relvas.


De acordo o deputado e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Thiago Silva (MDB), em todo o país existem mais dois milhões de autistas, e em Mato Grosso o número é bastante relevante. Por isso, a comissão na 19ª Legislatura está pautada na educação inclusiva.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria