Diário da Serra

Secretaria de Saúde destaca a adesão de 136 municípios na defesa da amamentação

Secom-MT 02/09/2019 Geral
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), comemora a adesão de 136 municípios à Agenda Única, que prevê a promoção do aleitamento materno. Ao longo do mês de agosto, os municípios realizaram 460 ações voltadas para a sensibilização e conscientização da sociedade em geral. 

 

A programação contou com palestras; encontro para gestantes; rodas de conversa e educação permanente para os profissionais de saúde. Em algumas cidades, foram feitas iluminações decorativas nos espaços públicos com a cor dourada, que simboliza o leite materno.

 

Criada pela SES-MT em 2018, a Agenda Única é um documento de adesão para os municípios. “É uma agenda programática que sistematiza as ações de promoção do aleitamento materno, que foi desenvolvida por gestores públicos da área da Saúde em comemoração ao Agosto Dourado, o mês de referência nacional para a defesa do aleitamento materno nos primeiros dias e meses de vida da criança”, explica o coordenador do evento e servidor da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

 

De acordo com Carvalho, as ações promovidas pelos municípios contaram como o apoio dos técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde da Secretaria.

 

Em Cuiabá, a SES-MT realizou uma série de atividades culturais em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, que culminou na 1ª Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso, um dos eventos de maior duração em promoção do aleitamento materno.

 

Durante o mês de agosto, o prédio do Palácio da Instrução recebeu uma exposição com o tema a “Arte de Amamentar”, em que dezenove artistas de Mato Grosso – sob a curadoria de Ferraz Ronei – expressaram a sua arte de amamentar. Esculturas, instalações, pinturas em tela e fotografias compuseram a exposição e foram vistas pelo público em geral, gratuitamente, até o dia 30 de agosto.

 

Em 2018, a Agenda Única havia contado com a adesão de 72 municípios, que promoveram 184 atividades diversas.

Notícias da editoria