Diário da Serra

Operação contra pedofilia em 7 países cumpre ordens em MT

Mídia News 04/09/2019 Polícia

Policiais tentam apreender conteúdo ligado a crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes

Polícia

Foi deflagrada, nesta quarta-feira (4), a 5ª fase da Operação Luz da Infância, que cumpre 105 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e mais 13 estados, além do Distrito Federal e em seis países.

 

A operação visa identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

 

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com a participação da Polícia Federal, Polícias Civis e agentes da lei dos seguintes países: Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Chile, Equador e El Salvador.

 

Os mandados de busca visam a apreensão de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes.

 

No Brasil, as ações policiais ocorrem nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

 

Ao todo, 656 pessoas, entre policiais e agentes da lei, estão envolvidos no trabalho de investigação.

 

Operações anteriores

 

A Operação Luz da Infância é realizada desde outubro de 2017, quando foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais e 108 pessoas foram presas.

 

A 2ª fase foi deflagrada em maio de 2018, quando as polícias civis cumpiram 579 mandados de busca e prenderam 251 pessoas.

 

Em novembro daquele ano, a 3ª fase eculsou na prisão de 46 pessoas e cumprimento de 110 mandados de busca no Brasil e na Argentina.

 

A 4ª fase, deflagrada em março deste ano, resultou na prisão de 141 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, além do cumprimento de 266 mandados de busca e apreensão.

Notícias da editoria