Diário da Serra
Diário da Serra

Debate jurídico sobre o agronegócio é destaque na Exposerra

Fabíola Tormes / Redação DS 06/09/2019 Geral

AgrOAB iniciou na manhã desta sexta-feira e segue até às 17h

Geral

A Exposerra 2019 iniciou nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, levando mais de 30 mil pessoas para o Parque de Exposições. O evento segue até domingo, com uma programação repleta de atividades, entre elas o projeto AgrOAB, que está acontecendo nesta sexta-feira, 6. 


Idealizado pela Comissão de Direito do Agronegócio da OAB Tangará da Serra e realizado em parceria com o Sindicato Rural, o AgrOAB é uma rodada de debates jurídicos sobre o agronegócio, que iniciou nesta manhã com a palestra do promotor de Justiça Joelson de Campos, falando sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Mato Grosso foi um dos inovadores da implantação do CAR, antes do Código Florestal, que é de 2012. Ele está sendo implantado de forma paulatina e vamos discutir alguns problemas relacionados a ele”, esclareceu o promotor, antes de iniciar a conversa com as quase mil pessoas presentes no evento. 


“Na parte ambiental é preciso esclarecer alguns pontos importantes sobre o setor produtivo (…) Uma coisa é o desmatamento ilegal, que tem que ser combatido, outra coisa é o desenvolvimento na parte do campo, e 90% da poluição que sofremos vem da cidade. Então é preciso esclarecer as narrativas e quais os interesses que existem por trás de todas essas narrativas, que acabam ferindo a imagem do setor produtivo, muito importante no Estado de Mato Grosso. Ou seja, separar o que é o que, por isso essas abordagens e aprofundamentos”, completou Joelson de Campos.


Agora a tarde a programação seguiu com duas palestras, sendo ‘O relacionamento do setor produtivo com o setor público a partir da operação Lava Jato’, com o juiz federal Marcelo Bretas e ‘Regularização Fundiária, novidades e desafios a partir da Lei 13.465/2017’, com o presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB Goiás, o advogado Frederico Alves.


“A Exposerra é isso. Ela é feita e conduzida por várias mãos. Firmamos essa parceria para criar uma parte técnica dentro da Exposerra e começou também com pé direito: alto nível dos palestrantes e público recorde (…) isso mostra a força do empresariado e que a Exposerra, além de lazer e diversão, tem também a parte técnica”, comemorou o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Júnior.


Além dos representantes da 10ª Subseção da OAB de Tangará da Serra e Sindicato Rural, evento contou com a presença do presidente da OAB – Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, presidente do Sistema Famato, Normando Corral, deputado estadual João José de Matos e autoridades civis e militares do município.



Diário da Serra

Notícias da editoria