Diário da Serra
Diário da Serra

Funcionários de hotel fazem aceiros para evitar avanço das queimadas

G1/MT 12/09/2019 Polícia

Incêndio já atingiu mais de 150 hectares de mata nativa

Hotel fazenda fica entre Tangará e Nova Olímpia

Os funcionários de um hotel fazenda localizado na Serra Tapirapuã, entre Tangará da Serra e Nova Olímpia, respectivamente, estão fazendo aceiros em uma área de mata para tentar evitar que o fogo avance e chegue até o estabelecimento. As queimadas na região já duram quatro dias.


Além dos funcionários, militares do Corpo de Bombeiros e fazendeiros trabalham no combate das chamas. Nesta quinta-feira, 12, um avião deverá ser usado para lançar água em pontos mais altos da Serra, onde os homens não conseguem chegar.


A Serra Tapirapuã fica às margens da MT-358. Segundo os bombeiros, o incêndio já atingiu mais de 150 hectares de mata nativa, áreas preservação e fazendas da região.


A principal preocupação, segundo os funcionários, é que as queimadas cheguem até o hotel e destrua a estrutura do hotel.


“Estamos tentando combater do jeito que a gente pode, mas está difícil controlar”, afirmou José Amilton da Silva.


Durante o trabalho de combate, alguns funcionários abrem caminhos na mata e outros usam sopradores para tirar as folhas secas do caminho e evitar o avanço das chamas.


Por causa do grande número de queimadas, o governo de Mato Grosso decretou situação de emergência, nessa segunda-feira, 09, pelos próximos 60 dias. O decreto permite que sejam realizadas ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria