Diário da Serra
Diário da Serra

Véu de Noiva e outras cachoeiras de Chapada dos Guimarães são interditadas

Hiper Notícias 13/09/2019 Geral
Geral

As cachoeiras Véu de Noiva, Marimbondo e Geladeira, localizadas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), seguem interditadas por conta das queimadas próximas aos pontos turísticos.

 

As cachoeiras são cartões postais do município da Baixada Cuiabana. Dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgados pelo portal G1, apontam que Chapada dos Guimarães recebeu quase 80 mil pessoas em apenas um semestre, fomentando a economia municipal e estadual no setor de turismo.

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta quinta-feira (12), confirmou que o parque, como um todo, segue fechado.

 

Há pelo menos 15 dias brigadistas do ICMBio e agentes do Corpo de Bombeiros Militar atuam nas queimadas no município. Dados divulgados dão conta que 13% do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães já foram queimados.

 

Queimadas

Informações do Centro Integrado de Multiagências (Ciman) apontam que o estado de Mato Grosso registrou, entre janeiro e oito de setembro deste ano, um total de 19.711 focos de calor.

 

A situação dos incêndios no estado tem se agravado tanto nos últimos dias que o governado Mauro Mendes (DEM) assinou um decreto de situação de emergência com medidas de combate às queimadas. O documento foi assinado na terça-feira (10).

 

Eficiência estratégica

A utilização de aviões associados a equipes terrestres é uma estratégia que tem se demonstrando significativa, como aponta o Corpo de Bombeiros.

 

Neste ano, os oficiais atuaram no combate a incêndios nos Parques Estaduais Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela, Cabeceiras do Cuiabá, em Nobres, e na Serra da Petrovina, em Rondonópolis, além de áreas de plantio.

 

O Grupo de Aviação, no entanto, só é acionado quando os recursos de combate por terra não são suficientes para controlar as chamas. Essa deficiência nos recursos pode ser a dificuldade de acesso para as guarnições terrestres, logística de abastecimento e o tempo-resposta.

Diário da Serra

Notícias da editoria