Diário da Serra
Diário da Serra

Por seca, Tangará da Serra terá racionamento de água a partir de segunda-feira

Paulo Desidério / Redação DS 13/09/2019 Geral

Decisão foi comunicada pelo diretor do Samae na manhã desta sexta, 13

Geral

O município de Tangará da Serra passará por racionamento de água. A medida preventiva que controla o abastecimento do município foi comunicada nesta sexta-feira, 13, pelo diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres, em entrevista coletiva. 

 

O racionamento terá início já a partir de segunda-feira, 16, quando a cidade passará a ser abastecida por setores e em dias alternados, com um rodízio de distribuição de água que variará conforme a setorização estabelecida pelo Samae. 

 

"Até então, nós temos um decreto vigente, temos uma campanha publicitária na mídia sobre uso racional. Usar água somente naquilo que é estritamente necessário realmente. Mas agora, a situação precisa de medidas um pouco mais duras com relação a isso. Então, nós vamos estabelecer o critério de racionamento na cidade de Tangará da Serra", declarou Torres.
 

O Samae divulgou seu plano estratégico de distribuição racional de água tratada para o período de seca. Nele, o território urbano de Tangará da Serra é dividido em quatro setores não necessariamente formado por bairros vizinhos (veja nas imagens abaixo).

 

De acordo com o documento, 16 bairros terão fornecimento diário de água; 18 terão abastecimento total em um dia e intermitente no outro; 18 terão abastecimento total em um dia e não abastecimento no outro; e mais 20 bairros também receberão abastecimento total em um dia, sem abastecimento no outro.
 

"Um setor vai receber água na segunda-feira, outro setor na terça-feira e assim sucessivamente. Isso será feito com avaliações. Numa perspectiva de que a gente possa ter chuva o quanto antes e conforme as avaliações das reservações que nós temos, nós estaremos, se necessário alterando esse cronograma, retomando abastecimento diário ou o inverso, passando isso para dias alternados, conforme for a necessidade", pontuou, ao destacar que esta é uma medida de precaução, a fim de que não se tenha falta de água por um período prolongado como em 2016.
 

"É preferível nesse primeiro momento que a gente tenha água dia sim dia não, do que a gente não ter água dia nenhum. É uma medida preventiva e necessária", concluiu o diretor, ao pedir compreensão da população. 



Diário da Serra

Notícias da editoria