Diário da Serra
Diário da Serra

Voluntário relata experiência de combate ao fogo

Paulo Desidério / Redação DS 16/09/2019 Polícia

Jovem atuou na contenção das chamas em propriedade rural na região da Serra

Polícia

Tiago Lemes Machado doou tempo e energia às ações de combate ao incêndio na região da Serra Tapirapuã. Na oportunidade, ele atuou na contenção do fogo em algumas áreas localizadas nas propriedades rurais pertencentes a seus familiares.

 

Em entrevista ao Diário da Serra, ele narrou que sentiu tristeza ao ver a natureza ser destruída pelo fogo.

 

“É um sentimento de tristeza e medo. Porque naquele pedaço era uma história que estava queimando. Muitos anos atrás, meus antepassados chegaram ali, conseguiram aquilo, hoje foi dividido entre a família e queimou. Tem os vizinhos ali também. Dá medo porque é um calor e a gente não sabia onde ia chegar”, afirmou, ao dizer que a fumaça gera uma série de problemas à saúde.

 

Segundo ele, o objetivo era impedir que as chamas chegassem a uma área de pastagem, onde animais estavam.

 

“A gente estava trabalhando na prevenção. Em coisa de segundos, uma faísca subia e o fogo já voltava. A gente estava dentro da mata fechada para não deixar chegar no pasto. Na mata fechada a gente conseguia controlar mais porque tinha muita folha no chão e o fogo ficava mais baixo (...). Vou chutar que uns 200 alqueires mais ou menos foram atingidos”, pontuou.

 

O fogo iniciou na região em um sábado, no dia 7 de setembro e se espalhou, tomando proporções maiores. Bombeiros, Defesa Civil e voluntários por oito dias para conter as chamas.

Diário da Serra

Notícias da editoria