Diário da Serra
Diário da Serra

25 candidatos disputam cargo de conselheiro tutelar

Rodrigo Soares / Redação DS 16/09/2019 Geral

Eleição acontecerá em 12 pontos no dia 06 de outubro

CMDCA pede participação da população

Vinte e cinco candidatos ao cargo de conselheiro tutelar já iniciaram o período de campanha eleitoral para garantirem uma das vagas disponíveis em Tangará da Serra. No total, 10 ocupações estão em aberto, sendo cinco titulares e o restante destinadas a suplência.


De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Selma Cristina Cavalcante, os candidatos já passaram por quatro etapas e agora passarão pela última que será a eleição, marcada para acontecer no dia 06 de outubro.


“Os candidatos já estão em plena campanha e serão eleitos de acordo com o número de votos, os que obterem maior número, ganham”, disse a responsável, ao destacar que a votação acontecerá em 12 locais que podem ser conferidos no edital disponível no site da prefeitura municipal.


“A principal atribuição de um conselheiro tutelar é zelar pelas garantias e direitos das crianças e adolescentes, fiscalizando entidades que prestam atendimentos para estes públicos. O conselheiro tutelar também pode solicitar serviços públicos das secretariais do município. Por exemplo, quando os pais não conseguem uma vaga na escola, o conselheiro pode solicitá-la na secretaria de Educação”, explicou a presidente, aproveitando ainda para pedir a participação de toda sociedade no processo de escolha dos conselheiros tutelares.


“Como esse processo está acontecendo de forma unificada em todo país, esse é o momento que a população tem em auxiliar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Tem que focar no candidato que de fato represente a defesa desses públicos, então é bom que os eleitores conheçam o histórico do candidato. Embora a participação na votação não seja obrigatória, penso que todo espaço de democracia é importante”, concluiu Selma.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria