Diário da Serra
Diário da Serra

O tempo seco e a pele

Natacha Crepaldi 18/09/2019 Artigos

O resultado é uma pele sem brilho e com aspecto ressecado

Artigo

Em época de calor intenso, com termômetros que marcam máxima de 42°, ventos fracos, umidade relativa do ar em torno de 10%, comparado ao deserto, poeira e  poluição aumentadas, nossa pele pede socorro, afinal a elasticidade e a umidade natural ficam prejudicadas.


O resultado é uma pele sem brilho, com aspecto ressecado e mais envelhecido. Em peles sensíveis, pode acontecer até mesmo uma descamação.

 
Alguns cuidados são vitais para enfrentar esse clima quente, como aumentar a ingestão de água, que vai hidratar o organismo como um todo. Faça da  garrafinha de água sua principal companhia e se você não tem o hábito de tomar água constantemente, existem aplicativos de celular com alarme para te lembrar de beber esse líquido que nada substitui.


Tão importante como beber água, são os cuidados com os banhos e reconhecer os sinais da pele seca que fica mais esbranquiçada e pode coçar. Banhos devem ser mais frescos, evitar banho com água quente, a utilização de buchas, excesso de sabonetes e antissépticos que tiram nossa flora bacteriana natural e necessária.  Dê preferência por sabonetes neutros para o banho e principalmente para a higiene do rosto, com ativos hidratantes, como óleo de amêndoas e óleo de coco. Os sabonetes comuns possuem um pH muito elevado e não é indicado para higienizar o rosto.


O melhor momento de aplicar o hidratante é logo após o banho, quando a pele está mais  receptiva aos nutrientes. A face também precisa de um cuidado extra. No intuito de tirar a oleosidade, muitas pessoas utilizam sabonetes secativos que podem provocar efeito rebote, ou seja, mais oleosidade. E pele oleosa é diferente de pele hidratada, esse tipo de pele também precisa de hidratação, porém com ativos específicos para ela.  


Nossos lábios com o tempo seco sofrem muito. E nada de ficar passando a língua na boca  quando estão secos, combinado?! Isso só piora a situação, é que nossa saliva possui enzimas que vão ressecar ainda mais os lábios. O recomendável é usar um hidratante labial a cada 3 horas, vale seguir a dica da vovó: a famosa manteiga de cacau.


Não se esqueça do filtro solar! A pele saudável ajuda a evitar doenças de pele como micoses, verrugas, dermatite de contato e as alergias.
 


Natacha Crepaldi é médica especialista e mestre em Dermatologia

Diário da Serra

Notícias da editoria