Diário da Serra
Diário da Serra

Indea registra maus tratos e abandono na zona rural de Tangará da Serra

Paulo César Desidério 20/09/2019 Rural

Situação foi registrada em estrada vicinal sentido Santo Afonso

Rural

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) recebeu uma denúncia na última quinta-feira, 19, que informava a presença de uma vaca abandonada em uma estrada vicinal, localizada a pouco mais de 1 km do Bar do Bigode, sentido Santo Afonso.

 

De posse das informações, o órgão enviou até o local uma equipe composta por um veterinário e um técnico. De acordo com Samuel Francisco responsável pela Unidade Local do Indea em Tangará da Serra, quando os fiscais chegaram no local, o animal já se encontrava morto. Ele falou sobre a situação.

 

"Eles fizeram várias buscas na região e descobriram que naquele assentamento localizado em frente ao antigo Frigorífico localizado atrás do Bar do Bigode, uma pessoa devia uma conta para uma outra pessoa que pegou gado em conta. Esse gado está bem fraco, bem desnutrido, um pouco desse gado fugiu e essa vaca acabou morrendo”, afirmou, ao manifestar preocupação com os demais animais, que estão bastante debilitados.

 

O Indea informou que os dois pecuaristas serão autuados por crime de abandono e maus tratos a animais, assim que localiza-los. A autuação tem base na lei Nº 10.486/2016, que em seu artigo 14 recomenda punição àqueles que não mantém seus animais em condições normais de saúde e bem estar. O responsável pelo órgão na cidade disse ainda que o Ministério Público será acionado.

 

“A nossa legislação prevê essa questão, nós vamos multar os dois e vamos entregar uma cópia do processo ao Ministério Público para que o Ministério Público processe eles criminalmente por maus tratos”, ressaltou Samuel.

Diário da Serra

Notícias da editoria