Diário da Serra
Diário da Serra

Curupira Cartonera lança obra autoral durante SILLMAT

Nathali Luize / Unemat Ciência 21/09/2019 Educação

A obra é uma coletânea de poemas de Eduardo Fonseca

Educação

No primeiro dia do Simpósio de Língua e Literatura da Unemat (SILLMAT), o projeto de extensão do curso de Letras, Curupira Cartonera, lançou o livro “Chá com silêncio”. A obra é uma coletânea de poemas de Eduardo Fonseca e estará disponível para vendas. O SILLMAT aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro, no auditório do Centro Cultural de Tangará da Serra.


Cartoneras são livros feitos artesanalmente com papelão. Surgiram na Argentina por volta de 2003, após o país passar por uma forte crise econômica causada pela ditadura. O autor dos poemas, Eduardo Fonseca, revela que o movimento cartonero é uma forma de resistência. “Publicar literatura já é uma parte da resistência na nossa sociedade mecanizada, de coaching, de produção em massa, de fábricas, então me sinto mais fiel ao que defendo e acredito tendo meus poemas publicados por um grupo que leva literatura impressa ao público da forma mais pura e crua possível”, declara.


Eduardo Fonseca tem 26 anos e é formado em Letras pela Unemat. Ele conta que a inspiração para escrever foi um processo que surgiu durante a graduação. “Eu escrevo poemas desde a graduação, lá em 2010, mas eu nunca pensei de verdade em concretizar uma coletânea dos meus poemas e publicar. Mas duas pessoas que eu não tenho muita ligação elogiaram sinceramente meus poemas nas vezes que os li no projeto Cinema Alternativo, e isso foi meu ‘boost’ para aproveitar a oportunidade pela Curupira Cartonera”. 


A acadêmica do terceiro semestre de Letras, Alyne Gonçalves, esteve presente no lançamento de “Chá com silêncio”. Para ela, os projetos de cartoneras deveriam ter mais espaço e visibilidade. “Adoro arte e sou leitora e a Curupira une as duas coisas. Une a expressão da arte manual, o exercício da criatividade dos participantes com a literatura, e nos dá a oportunidade de ler escritores que estão próximos de nós e os que não estão e não são tão conhecidos, mas que escrevem grandemente também”. 


Além de “Chá com silêncio”, a Curupira Cartonera já tem outros livros alternativos publicados em Tangará da Serra. “Gaby e o amor”, de Salvadora Onrubia, “Receitas de Dona Nega”, de Nerilda Corato e “Hamares”, de Flavia Vilhena. 



Diário da Serra

Notícias da editoria