Diário da Serra

Trabalhos do CTA/SAE de Tangará serão apresentados em Congresso Nacional

Fabíola Tormes / Redação DS 22/09/2019 Saúde

Ao todo serão apresentados quatro trabalhos científicos no evento

Saúde

Os relatos de experiências de atendimentos de HIV/AIDS e o perfil epidemiológico e de tratamento dos casos de Hepatite C atendidos pela equipe multiprofissional do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Tangará da Serra serão apresentados no XII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, VIII Congresso Brasileiro de AIDS e III Congresso Latino Americano IST/HIV/AIDS, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento iniciou neste domingo, 22, e segue até quarta-feira, 25 de setembro, no Hotel Bourbon Cataratas.


“Um é perfil epidemiológico, onde nosso trabalho vai descrever toda a situação de pacientes e diagnósticos no caso do tratamento da Hepatite C (…) e os outros três são relatos de experiências, onde temos a inserção do próprio paciente HIV, sem nenhuma situação de exposição. É um relato de experiência profissional, que a gente amplia isso, para que os outros profissionais tenham a mesma visão que a gente”, explica a coordenadora do CTA/SAE, Cláudia Cunha de Oliveira. “Realmente um trabalho científico, sem exposição de nenhum paciente, mas mostrando que a qualidade do serviço, quando é bem feito, a gente insere esse paciente e ele tem qualidade de vida e pode viver muito melhor do que vivia antes de ter o acesso e o atendimento pela equipe de saúde”.


Todo o trabalho, segundo a coordenadora, foi escrito pelos profissionais do CTA/SAE e os relatos encaminhados ao professor Josué Souza Gleriano, da Unemat, que auxiliou na estruturação científica. “Ele realmente fez a correção desses trabalhos, de uma forma científica”. Feito isso, os trabalhos foram inscritos nos congressos. “Para nossa surpresa, os quatro trabalhos foram aprovados. Isso nos trouxe muito alegria, pois trata-se do reconhecimento de um trabalho que já estávamos fazendo e que foram relatados para a exposição para o restante do Brasil e outros países”.


As informações dos trabalhos – exposição e apresentação oral – serão feitas pela farmacêutica do CTA/SAE, Sara de Almeida Alves Simões. “Estamos muito felizes, como equipe, de poder levar nossos trabalhos, daquilo que é realizado no dia a dia, com nosso paciente (…) Gratidão pela oportunidade e ainda honrada de poder representar o nosso município e o trabalho comprometido dessa equipe em Tangará da Serra”.



Notícias da editoria