Diário da Serra
Diário da Serra

Nova Olímpia vai decretar situação de emergência após queimadas

Eronildo / Assessoria 25/09/2019 Geral

Estimativa é que mais de 15 mil hectares foram queimados

Geral

O Executivo Municipal de Nova Olímpia vai decretar situação de emergência. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 24, e foi comunicada após uma reunião com representantes da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, realizada no gabinete da Prefeitura de Nova Olímpia. O estado de emergência que será decretado acontece dias após de uma grande queimada em áreas rurais e na Serra Tapirapuã, localizada entre os municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra.


De acordo com informações levantadas pela defesa civil no município, a estimativa é que mais de 15 mil hectares foram atingidos por queimadas nos últimos 14 dias. Na ocasião, para o combater o fogo foram montadas seis frentes de trabalho, sendo a maioria na serra. 


Recentemente o prefeiro José Elpídio de Moraes Cavalcante participou de uma reunião com o coronel Alexandre Lucas, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do governo federal, onde tratou de assuntos referentes as queimadas na região de Nova Olímpia e solicitou apoio para o município.


Segundo informações repassadas, governo municipal e a Defesa Civil devem voltar a se reunir no final de semana para avaliar os resultados dos relatórios que serão apresentados. “Estamos aqui no auxílio direto ao município, será feito um levantamento, e repassado para o Sistema S2Ed, onde será relatado tudo que aconteceu no município para que o Estado e o Governo Federal fique sabendo das informações”. O Município trabalha com o decreto na possibilidade de angariar recursos para treinamentos e aquisição de equipamentos de combate as queimadas.  


Participaram da reunião os secretários de Indústria e Comércio, João Sartory; de Saúde, Sérgio Scheffer; e de Assistência Social, Marcos Antônio; o assistente Técnico da Defesa Civil do Estado, Benedito Araújo; o Chefe da Defesa Civil, Valdecir dos Anjos e Fabrícia, administrativa do Meio Ambiente no município.

Diário da Serra

Notícias da editoria